Novo prefeito eleito deve iniciar período de transição ainda esta semana em Maceió

Equipe de Caldas e Lessa começa a transição com Rui Palmeira ainda essa semana na Prefeitura

As urnas foram fechadas e o resultado, no 2º turno da eleição em Maceió, foi a eleição do novo prefeito da capital, João Henrique Holanda Caldas, o JHC. Após a festa, o deputado — juntamente com o vice-prefeito eleito Ronaldo Lessa — terá que encarar a realidade das finanças do município. Para isso, a equipe de transição deverá iniciar o trabalho quase que imediatamente, ainda esta semana.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou, na semana passada, que o Diário Oficial do Município deverá circular com a composição da comissão até a próxima sexta-feira, dia 4. Serão os nomes indicados pela equipe de Rui Palmeira, para passar aos representantes de Caldas as informações oficiais do município. Aí é que “a coisa pega”, como se diz na linguagem popular.

João Henrique Caldas foi eleito com a proposta de implementar mudanças profundas no município, a exemplo de redução do valor da passagem de ônibus; reformar e requalificar o Mercado da Produção para transformá-lo num polo gastronômico e turístico; investimentos em mobilidade através da ampliação de ciclovias, mudanças de vias em horários de pico e utilização de transporte complementar onde não houver linha, entre outras.

A capital enfrenta sérios problemas financeiros. A principal receita própria do município, o IPTU, já não é mais. Pelo menos 50% dos imóveis da capital não pagam o tributo. A Previdência municipal, de acordo com informações da atual gestão, apresenta-se no seu limite financeiro, o que tem prejudicado os servidores municipais; de forma recorrente, o orçamento municipal vem sendo refeito no decorrer do ano para cobrir rubricas, dentre vários outros problemas.

A verdade é que as dificuldades são muitas e não deverá demorar muito para que o discurso de promessas seja trocado pelas palavras de análise da realidade, estudar melhor momento, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *