3 de agosto de 2022

Vice-campeão Mundial juvenil está empolgado por jogar em Marechal no Macena Open, local onde cresceu

Foto: Pedro Consiglio / Crédito: Divulgação

Começou nesta quarta-feira, mesmo com chuva, o Macena Open 2022 com as disputas do qualifying para a chave profissional masculina e feminina com duas rodadas pela tarde e com programação que se estende até o período noturno.

Ao todo serão trinta e duas partidas na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), no evento BT 400 com premiação total de US$ 40 mil e com 470 pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis. A competição é recorde mundial em número de atletas com 1.680 inscritos e 2.640 inscrições entre profissionais e amadores com atletas de nove países (Brasil, Chile, Paraguai, Espanha, Itália, França, Letônia, Aruba e Venezuela).

O alagoano Pedro Consiglio será um dos representantes do estado na chave principal atuando ao lado do gaúcho Natã Porte. Vice-campeão mundial juvenil com o Brasil ano passado ele vai contar com o apoio da torcida e dos familiares jogando justo no local onde cresceu: “Jogar dessa vez na minha Praia onde cresci será incrível , será muito emocionante, meus primos vieram de Belo Horizonte para me assistir, meus amigos vão vir, vai ser uma energia muito maravilhosa”, disse o atleta que jogará o segundo torneio ao lado do gaúcho: “Passamos umas duas semanas treinando juntos, depois no torneio anterior no Recife furamos o quali , entramos na chave. Conseguimos pegar um entrosamento muito bom com os treinos e com os jogos acho que estamos bem entrosados.

Beach Tennis em Alagoas começou na Praia do Francês há nove anos

Foto: Native / Crédito: Divulgação

Ao passo que a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, recebe o maior torneio do mundo em número de atletas em eventos da Federação Internacional de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis, o local foi onde tudo começou para o esporte no estado de Alagoas, há pouco menos de nove anos, em outubro de 2013.

Native Paulo Daniel foi quem deu o start no esporte: “Começamos com uma brincadeira em 2013, vimos pela internet um jogo, então pedimos umas raquetes e começamos a brincar dentro de minha academia em uma quadra de vôlei de praia. Eu Jorge Consiglio, Heraldo, Ney, brincamos. Fui participar em um torneio em Salvador (BA) no começo de 2013 e peguei o gosto. Fiz contato com o diretor de Beach Tennis nacional na época, ele trouxe um ônibus de Natal (RN), João Pessoa (PB) com 44 pessoas e conseguimos juntar mais quarenta em Alagoas e realizamos o primeiro torneio com mais de 80 participantes em quatro quadras aqui na Praia do Francês”.

Native comemorou o sucesso do esporte no estado com o tamanho do evento Macena Open: “Nunca poderia imaginar que teríamos um torneio dessa envergadura. Começamos com muita dificuldade, brigando para fazer torneios e ver esse recorde nesse evento hoje me dá muita alegria e só tenho a parabenizar todos os organizadores”.

Hoje Marechal Deodoro conta com uma arena específica para o esporte e mais quadras espalhadas pela Praia do Francês: “Temos vários praticantes aqui e em Alagoas só aumenta, é um esporte muito inclusivo, de fácil acesso e isso tudo faz do Beach Tennis o que ele é hoje. Estamos em uma das praias mais lindas do Brasil”

A competição é uma das mais importantes do circuito mundial com premiação total de US$ 40 mil na categoria BT 400 e 470 pontos no ranking mundial com transmissão ao vivo das semis e finais pelo Sportv. A transmissão restante do evento será pelos canais Play BT  na quadra central.

A chave principal será sorteada na noite desta quarta-feira quando os principais atletas do mundo irão conhecer seus adversários. O início será a partir das 12h desta quinta-feira, dia 4 com oito atletas do top 10 mundial no masculino e mais oito no feminino.

Entre os homens estarão o número 1, o espanhol Antomi Ramos, atuando ao lado do italiano Diego Bollettinari. O número 3 do ranking, o italiano Mattia Spoto, joga com o francês Nicolas Gianotti, 5º colocado. O sexto do ranking, o catarinense André Baran, soma seu melhor ranking e joga com o italiano Tomaso Giovaninni, sétimo. O francês Theo Irigaray, 8º, joga com o italiano Doriano Becaccioli, 11º. Os números nove e dez, Allan Oliveira e Thales Santos, nono e décimo, formam a principal dupla brasileira.

Entre as mulheres, Nicole Nobile, 3ª, joga com a também italiana Sofia Cimatti, 5ª. Rafaella Miiller, 4ª colocada e principal do Brasil, atua com a venezuelana Patrícia Diaz, 6ª. A italiana Flaminia Daina, 7ª, joga com a brasileira Sophia Chow, 13ª. As brasileiras Vitória Marchezini, de 16 anos, e Marcela Vita, ambas oitavas do mundo, formam a principal dupla brasileira. Joana Cortez, 10ª, atua com a italiana Veronica Casadei, 16ª.

Ação solidária para vítima de enchentes – O Macena Open tem entrada para o público geral com ingresso em 1kg de alimento que será doado para as vítimas das enchentes recentes de Marechal Deodoro que será distribuída pela assistência social do município. O ingresso dá lugar a entrada para todas as quadras exceto a Central disponível apenas aos atletas inscritos no torneio.

Resultados do Quali até o momento

1ª Rodada – Masculino

Thiago Maranhão/Ricardo dos Santos (BRA) 2×1 (1) Alexander Beller/Diogo Pedroso (CHI/BRA) 6/2 2/6 10/8

(3) Raphael Borges/Antonio Tremura (BRA) 2×1 Vinicius Fialho/Matheus Coelho (BRA) 4/6 6/4 12/10

(4) Luanderson Sousa/Rodrigo Schaeffer (BRA) 2×0 Luiz Loeser/Bruno Moares (BRA) 6/2 6/2

(5) Augusto Oliveira/Stefano Soares (BRA) 2×0 Felipe Loch/Emilio Caceres (BRA) 6/2 5/7 10/4

(6) Douglas Collani/Matheus Giovannini (BRA) 2×1 Pedro Barbosa/Alex Melo (BRA) 6/2 4/6 12/10

(8) Mateus Moreira/Jair Neto (BRA) 2×0 Augusto Simoneto/Richard Gomes (BRA) 6/2 6/0

Mario Constanzi/Pietro Sant´Anna (BRA) 2×0 Maykel Campos/Alfredo Elias (BRA) 6/3 6/1

Guilherme Ximenes/Bruno Zuanetti (BRA) 2×0 Luiz Gama/Caio Modesto (BRA) 6/2 7/5

Flavio Moura/Fernando Albuquerque (BRA) 2×0 Luan Dornelas/Thiago Diderot (BRA) 6/0 6/0

Mauricio Mola/Davi Abdanur (BRA) 2×0 João Queiroz/Daniel dos Anjos (BRA) 6/3 6/2

Alexsandro Porfirio/Diego Cadete (BRA) Marcelo Reck/Lucas Santos (BRA) 7/5 6/4

Igor Candia/Mateus Teteu (BRA) 2×0 João Queiroz/Daniel dos Anjos (BRA) 6/3 6/2

Programação Prévia:

3/08 – Quali de duplas Masculino/Feminino e Simples Profissional Masculino e Feminino – Primeira rodada a partir das 12h e segunda rodada no meio pro fim da tarde e à noite

4/08 – Torneio Amador por Idades e Duplas Masculino e Feminino – Final do Quali pela manhã e chave principal profissional não antes das 12h

5/08 – Duplas Masculino e Feminino e Início Duplas Mistas Amador

6/08 – Finais Duplas Masculina e Feminina Profissional e Início Duplas Amadoras Masculino e Feminino

7/08 – Eliminatórias/Finais Duplas Amadoras e Duplas Mistas Profissional

Serviço:

Local:

Rua Caravelas s/n (sítio situado ao final da rua)

Praia do Francês – Marechal Deodoro (AL).

O Macena Open tem o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro e do Governo do Estado de Alagoas. O torneio conta com as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Alagoana de Tênis. O Hotel oficial é o Hotel Ponta Verde Francês.

Fonte: Assessoria 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *