13 de maio de 2022

Mutirão de adesão ao Taxi.Rio.Maceió segue com ações nas ruas da cidade

Começou na quinta-feira (12), uma ação de equipes da Prefeitura de Maceió e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para conversar com taxistas sobre a adesão ao aplicativo Táxi.Rio.Maceió Cidades. Os servidores se dividiram em quatro pontos da capital – Casa Vieira, Shopping Cidade, Praça Centenário e Praça da Catedral -. O trabalho aconteceu entre 13h e 17h.

Ponto de táxi nas Casas Vieira. Foto: Ascom SMTT.
Ponto de táxi nas Casas Vieira. Foto: Ascom SMTT.

Na ocasião, foram apresentados os benefícios aos taxistas que optarem pelo aplicativo nas modalidades Cidadão e Corporativo. “Viemos ao encontro dos profissionais em seus principais locais de trabalho, justamente para esclarecer possíveis dúvidas sobre o APP e mostrar a eles tudo o que eles têm a ganhar com a adesão”, destacou Bárbara Pinto, assessora de Controle de Delegações da SMTT.

O permissionário pode escolher o desconto para os passageiros. Na categoria cidadão o taxista escolherá o desconto que vai de 10% até 40% do valor da corrida. Já na modalidade corporativo o desconto será de 20%.

Praça do Centenário. Foto: Ascom SMTT.
Praça do Centenário. Foto: Ascom SMTT.

Francisco de Assis, taxista há 18 anos, aderiu ao aplicativo durante a ação desta quinta-feira. Ele falou da importância de ter uma novidade como o Táxi.Rio.Maceió Cidades para ele e para a categoria. “Esse novo aplicativo vem para melhorar a nossa atuação, traz para mim e para a categoria condições de disputar de igual para igual com a concorrência, sempre primando pela qualidade do serviço”, disse o profissional. “Uma ferramenta que vai nos auxiliar no nosso trabalho para poder levar o pão de cada dia para a nossa família”, completou.

Francisco de Assis, taxista há 18 anos em Maceió. Foto: Ascom SMTT.
Francisco de Assis, taxista há 18 anos em Maceió. Foto: Ascom SMTT.

“O trabalho nas ruas é algo primordial. O taxista pode, claro, ir até a SMTT para se cadastrar no aplicativo, no entanto há os que não tem como ir até a nossa sede e é em busca desses profissionais que estamos em campo”, pontuou o superintendente da SMTT, André Costa.

O titular da Pasta ainda destacou a importância da chegada do APP em Maceió. “O Táxi.Rio.Maceió é um ganho para a categoria dos taxistas. São profissionais parceiros e que lutam no dia a dia, sempre com a intenção de prestar um bom serviço. E o aplicativo vem para dar a eles ainda mais condições de trabalho”, disse.

Somente na tarde dessa quinta-feira, foram 16 taxistas cadastrados em quatro pontos visitados. “Temos muito a fazer. Hoje visitamos esses pontos e nos próximos dias teremos novas buscas, conversas e mais esclarecimentos a prestar à categoria”, pontuou Bárbara Pinto. A assessora de Controle de Delegações considerou a ação positiva nesse primeiro dia. “Os taxistas foram bem receptivos, como sempre, e perguntaram. Todos os que abordamos, os que estavam nos pontos, aderiram ao APP. Estamos apenas começando”, disse.

As visitas aos pontos de táxi de Maceió seguem até a próxima terça-feira (17), véspera do lançamento do aplicativo pela Prefeitura. As próximas ações acontecerão no Centro, além de em outras regiões da Capital

Cidadão – O taxista após o cadastro na plataforma receberá chamados de passageiros que estejam mais próximos. O permissionário verá o valor da corrida. O pagamento das viagens será feito diretamente para o taxista, em dinheiro ou no cartão de crédito/débito, utilizando o terminal de pagamento disponibilizado pelo motorista.

Corporativo – O passageiro faz o pedido pelo aplicativo no momento que irá utilizar o serviço. Da mesma forma que ocorre na modalidade Cidadão. Os pagamentos serão efetuados semanalmente direto na conta do taxista, conforme prestação de contas enviada pela plataforma para cada secretaria que o taxista prestou serviços. É necessário que o permissionário tenha conta na agência do Banco Itaú.

Vantagens – Os taxistas receberão gratuitamente o novo padrão de adesivação para os táxis. Com o uso da plataforma no Rio de Janeiro, os profissionais tiveram um aumento significativo no lucro.

Taxa – Haverá cobrança de uma taxa de 5% em cada corrida aceita, que será remetido para o Iplan Rio para operação da plataforma.

Adesão – É necessário que o permissionário esteja regular junto à SMTT. Antes de comparecer à sede do órgão ou ao container que ficará localizado em frente a Associação Comercial de Maceió (Rua Sá e Albuquerque, 467 – Jaraguá, Maceió – AL). Também serão realizadas buscas ativas em pontos de táxi, para tirar as dúvidas da categoria.

O taxista interessado em ingressar no aplicativo Táxi.Rio.Maceió Cidades deve acessar o link https://areadotaxista.app.taxi.rio/, e realizar o pré-cadastro, bem como concordar com os termos de uso.

Ascom SMTT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *