1 de dezembro de 2021

Maykon Beltrão comemora conquistas na Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, (Seagri-AL), Maykon Beltrão, assumiu o cargo em abril deste ano e vem ganhando destaque no comando da pasta.

O gestor vem colocando em prática projetos que antes estavam apenas no papel, garantindo continuidade de programas importantes e dando início a outros que garantem benefício aos milhares de alagoanos.

Beltrão reativou salas que estavam fechadas, adquiriu equipamentos e implementos, além de criar um espaço específico para que Associações e Cooperativas dos municípios alagoanos possam usufruir quando estiverem em Maceió.

Sob sua coordenação, o secretário Maykon Beltrão trouxe ainda benefícios para os servidores e funcionários, além dos colaboradores dos setores internos e externos da Seagri-AL beneficiados, e que também fazem parte da gestão com resultados e conquistas positivas para o órgão.

 Assistência e Entrega de Equipamentos

Beltrão tem sido o canal aberto de diálogo com agricultores familiares (pequenos e grandes), produtores, Associações e Cooperativas de Alagoas, com a finalidade de garantir benefícios e tornar realidade os projetos que antes estavam apenas no papel.

O gestor, por meio da Seagri-AL, ainda vem realizando a entrega de equipamentos com o intuito de garantir uma assistência técnica rápida e eficiente, contribuindo também para o fortalecimento da agricultura familiar, melhorando o trabalho de nossos colaboradores e ajudando no desenvolvimento econômico de Alagoas.

São equipamentos, carros, motos e caminhões já entregues aos municípios alagoanos que ajudam a fortalecer a agricultura familiar em todo estado.

 Distribuição de Alevinos

Milhares de alevinos são distribuídos, semanalmente, em Alagoas. São Associações, Cooperativas e piscicultores nos municípios que recebem o peixe e fortalece, todavia, a cadeia produtiva que fomenta a renda dos criadores de cada região em Alagoas.

O programa visa incrementar a criação dos filhotes de peixes, em açudes privados ou comunitários, e aumentar a quantidade de beneficiários tanto na renda quanto na alimentação de qualidade.

A produção de peixes da Seagri-AL sai das unidades de Rio Largo e Piranhas e, em seguida, é distribuída para os 102 municípios alagoanos.

 Planta Alagoas

Lançado em abril, o Programa Planta Alagoas é o carro-chefe da gestão do secretário Maykon Beltrão.

O Governo do Estado investiu R$13 milhões para garantir o fornecimento de, aproximadamente, mil toneladas de milho, feijão, sorgo e arroz para 50 mil famílias de agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas e indígenas.

Com o início das colheitas em todo o estado, o programa vem conquistando o resultado esperado e impulsionando a renda dos agricultores assistidos. O Planta Alagoas foi — e continua sendo — um marco na retomada da distribuição das sementes de qualidade aos alagoanos.

Programa do Leite

Uma das muitas evidências do trabalho sério e positivo do atual gestor da pasta da agricultura do Estado é a confirmação da continuidade e do crescimento do Programa do Leite (PAA Leite) em Alagoas.

Maykon Beltrão intensificou parcerias, através de encontros em Brasília, junto ao deputado federal Marx Beltrão e o Ministro da Cidadania, João Roma, que resultaram no aporte financeiro que garantiu a estabilidade da produção de leite em prol do fornecimento contínuo do alimento às famílias em status de vulnerabilidade social.

Semanalmente, quatro litros de leite são entregues a cada uma das famílias alagoanas inscritas. Nessa nova gestão, mais 20 mil beneficiários foram incluídos no programa, totalizando em 80 mil. Recentemente, o secretário Maykon Beltrão anunciou mais duas mil famílias beneficiárias no PAA Leite dentro do Programa Mesa Brasil.

 MIPAs

O Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPAs) é um sistema de irrigação que, há algum tempo, existia apenas no papel. Mas, ao conhecer o projeto e as vantagens que o sistema vai proporcionar aos sertanejos alagoanos, o secretário Maykon Beltrão colocou em prática.

O MIPAs foi lançado, oficialmente, durante a 71ª edição da Expoagro Alagoas. Solenidade na qual o governador Renan Filho e representantes do setor agrícola compareceram.

A irrigação e o manejo agroecológico, por exemplo, vai garantir safras bem-sucedidas aos 200 agricultores familiares de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado, municípios do Alto Sertão.

O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) concedeu o aporte financeiro para a realização do programa, beneficiando 26 comunidades rurais. Em outubro de 2022, o projeto estará apto para uso.

Fonte: Assessoria 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *