17 de novembro de 2021

Ufal promove evento on-line que debate agronegócio do cavalo

O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi) promovem a segunda edição do Seminário Alagoano de Sanidade e Produção Aplicadas ao Agronegócio do Cavalo (Semagro). O evento vai ser realizado de 24 a 26 de novembro, em formato virtual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível aqui

“Convidamos a todos aqueles que se interessam pelo agronegócio do cavalo, a participar do 2º Semagro, que abordará temas atuais da equideocultura, em um formato de apresentações diretas e dinâmicas, sempre debatidas em conjunto ao final de cada bloco. O evento será totalmente on-line, o que possibilita uma participação ampla de membros da comunidade acadêmica, profissionais, criadores e amantes do mundo do cavalo”, destacou o professor Tobyas Maryz, um dos organizadores.

As palestras serão transmitidas pelo Youtube, sempre a partir das 19h e é o professor Tobyas que abre o primeiro debate falando sobre a vaquejada e sua evolução. Os outros convidados são o professor Antônio Travassos (Uneal) com a palestra intitulada Contextualização da vaquejada: O que precisa melhorar?. Em seguida, A prática da vaquejada no âmbito jurídico, com Henrique Carvalho, mestre em Direito pela Ufal.

Já no segundo dia, terão palestras intituladas: O equino e sua potencialidade de agravo à saúde pública; e Os procedimentos de separação de componentes celulares do sangue do animal, a exemplo do uso de plasma equino para a saúde humana e animal. Para esse debate foram convidados o professor Abelardo Junior (UFV) e o veterinário do estado de São Paulo, Thiago Jonatan.

No último dia, 26 de novembro, as discussões giram em torno dos equídeos, quando os palestrantes vão falar sobre a cadeia produtiva dos jumentos e o comércio internacional do animal. Tereza Bittencourt e Jorge Lucena vão conduzir os debates. E para encerrar, Luís Losino fará uma palestra sobre o potencial da cadeia leiteira de asininos, trazendo as experiências da América do Sul.

Para mais informações, acesse a página do evento no Instagram.

 

interna 2.jpg   interna 3.jpg   destaque.jpg   interna 1.jpg
Ascom Ufal  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *