29 de novembro de 2021

Presidente da AMA, Hugo Wanderley, reafirma parceria para nova meta do CRIA

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley reafirmou a parceria dos prefeitos com o governo para continuidade do programa CRIA. A meta, lançada pelo governador Renan Filho em solenidade nesta segunda-feira ( dia 29) , é chegar a 180 mil famílias atendidas.

O Cartão CRIA acabou de alcançar a marca de 100 mil famílias alagoanas cadastras no maior programa estadual de transferência de renda do Brasil. Isso significa que, em Alagoas, gestantes e crianças, que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem o benefício mensal de R$ 100 reais para garantir mais cuidados com o desenvolvimento durante a primeira infância.

Renan Filho também anunciou que vai reunir o conselho do Fecoep para propor elevação do valor para R$ 150,00 ainda este ano. O anúncio foi recebido pelos prefeitos como mais um avanço na política social do Estado.

Lançado em fevereiro deste ano, como uma das ações do Programa CRIA – Criança Alagoana, o Cartão CRIA está presente em todos os municípios alagoanos, nas casas das famílias que possuem em sua composição gestantes e crianças com até 6 anos, além de crianças portadoras da síndrome do Zika vírus.

A parceria com os prefeitos permite agilidade nos cadastros porque o objetivo “ é não deixar nenhuma mulher mãe para trás”, disse o governador que também anunciou novos mutirões, em todas as cidades. O cadastro no cartão nas cidades do interior está sendo feito nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “ Esse programa funciona porque o Estado sabe que pode contar com gestores e suas equipes técnicas”, acrescentou o governador.

O recurso é garantido desde a gestação até a criança completar 6 anos, e está sendo utilizado para compra de alimentos, proporcionando uma melhor nutrição na fase mais importante do desenvolvimento infantil. Com o repasse direto do valor por família, o Cartão CRIA também faz uma injeção de recursos na economia dos municípios, especialmente dos pequenos negócios.

“O programa CRIA existe para que a nova geração de alagoanos cresça com mais saúde e ganhe qualidade de vida. O cartão é um desses suporte do desenvolvimento infantil e envolve a garantia de uma alimentação básica, que, infelizmente, ainda falta para muitas famílias”, disse a primeira-dama e coordenadora do programa CRIA, Renata Calheiros.

 

 

Ascom AMA 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *