25 de novembro de 2021

No Dia Nacional do Doador de Sangue coruripenses lotam Hemoal

Data tem como objetivo sensibilizar a população para o ato em ajudar ao próximo

A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e, também, sensibilizar a população para o ato em ajudar ao próximo e salvar vidas. A data estratégica remete ainda ao final do ano, período em que os estoques ficam baixos. E nesta quinta-feira (25), dezenas de coruripenses foram ao ponto de coleta do Hemocentro de Alagoas.

“As demandas de final de ano aumentam significativamente, motivadas pelo período de festas, por isso a necessidade de montar um estoque estratégico. Durante o final de ano os acidentes aumentam e, consequentemente, os pedidos de sangue também. Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data para agradecer aos doadores por este ato importante de salvar vidas”, pontuou a assistente Social do Hemoal, Camila Oliveira.

Ingrid Miller é cadastrada no Banco Nacional de Doadores de Medula Óssea. Porém, hoje foi a sua primeira vez como doadora de sangue.

“Sou doadora de medula. Mas, hoje é a primeira vez que estou doando sangue. Sei da importância do ato, por isso estou aqui ajudando a escrever novas histórias para muita gente. Seja você também um doador de sangue e ajude a salvar vidas”, aconselhou a coruripense.

O médico do Hemoal, Paulo de Tarso, explica que para doar sangue é bastante simples. O profissional é o responsável por conversar com os doadores antes de cada coleta.

“Para doar é bastante simples, basta que o doador tenha entre 18 e 60 anos. O doador precisa estar com repouso de pelo menos seis horas. Precisa estar alimentado, saudável no dia, sem nenhuma intercorrência clínica. Também não pode estar fazendo uso de alguns medicamentos, como por exemplo, antibióticos, anticonvulsivantes e psicóticos. Essa avaliação é sempre feita antes pelo médico. Então, doar é um procedimento simples, se o doador não possui doença autoimune, doença crônica e degenerativa, pode doar. Este ato é muito importante. Vamos fazer a nossa parte e doar sangue para salvar vidas. Quer doar, se dirija a um porto do hemocentro mais perto”, explicou.

Em Coruripe, o Posto de Coleta do Hemocentro de Alagoas fica ao lado da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O funcionamento é de segunda à sexta. Mas, a coleta de sangue acontece todas às quintas-feiras. Para mais dúvidas, se dirija ao ponto de coleta. Seu ato pode salvar vidas!!

Ascom Coruripe 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *