13 de outubro de 2021

Equatorial reforça importância de manter livre o acesso ao medidor para uma leitura mais segura

Comumente chamado de contador ou relógio, o medidor de energia elétrica é o equipamento responsável por registrar o consumo de energia nas unidades consumidoras, sejam residenciais ou comerciais. Para que não haja impedimento do acesso à leitura e, em casos de ocorrências em que a Distribuidora necessite acessar o medidor para realizar substituições ou reparos, a externalização do equipamento se torna importante para facilitar o trabalho das equipes.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, destaca que a implantação do medidor do lado de fora, seguindo o padrão de ligação, é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e possui inúmeras vantagens.

“A leitura do consumo se torna muito mais segura, cômoda e eficiente. Além disso, também contribui para a diminuição dos faturamentos por estimativa, ou média, que ocorrem quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor. Lembrando que o medidor é de responsabilidade da Distribuidora e a mesma precisa ter livre acesso ao equipamento para realizar as suas atividades”, ressalta a executiva.

Outra vantagem diz respeito à privacidade, uma vez que não é necessário o ingresso do colaborador da concessionária ao interior do imóvel, seja em situações de inspeções ou medição do consumo.

Construção e instalação do padrão de ligação

A instalação do padrão de ligação, composto pela caixa de medição e outros itens indispensáveis para que o serviço seja executado com total segurança, precisa seguir recomendações técnicas. A Equatorial Alagoas ressalta que a construção do padrão é de responsabilidade do cliente e deve ser realizada por um profissional devidamente qualificado e autorizado a trabalhar com energia elétrica.

O padrão de entrada deve ser instalado no limite da via pública com o imóvel, preferencialmente em muros, fachadas ou poste auxiliar. Os procedimentos podem sofrer variações dependendo da escolha do local e do tipo de ligação – monofásica ou trifásica, por exemplo. O passo a passo completo de cada etapa da instalação pode ser conferido no link: https://al.equatorialenergia.com.br/informacoes-gerais/perguntas-frequentes/passo-a-passo-ligacao-nova/

A Equatorial alerta que em unidades consumidoras localizadas em áreas de conservação de património artístico, cultural ou histórico, a externalização só pode ser feita com autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo tombamento.

Serviço de mudança de medidor é gratuito

Após a construção do padrão de ligação, a solicitação do serviço de mudança de medidor deve ser realizada junto à Equatorial Alagoas e é totalmente gratuita. O pedido pode ser feito por meio do site al.equatorialenergia.com.br, agências presenciais de atendimento ou, ainda, pelo call center, no telefone 0800 082 0196.

A Equatorial Alagoas esclarece que, em caso de impedimentos consecutivos de acesso ao medidor externo, o cliente poderá ser notificado pela concessionária e sujeito a suspensão no fornecimento. Após a notificação, o cliente terá um prazo para regularizar a externalização do medidor conforme normas e padrões técnicos.

Para imóveis que não estão sendo utilizados, a Distribuidora recomenda que o proprietário da unidade consumidora solicite o desligamento para que a leitura não seja feita. “Lembrando que é necessário apresentar a leitura atual do medidor para que seja gerada uma fatura de encerramento”, finaliza a gerente de Relacionamento com o Cliente, Patrícia Moraes.

Ascom Equatorial Alagoas

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