4 de outubro de 2021

Dia da Natureza: Equatorial reforça cuidados no plantio de árvores próximas à rede elétrica

O Dia da Natureza é celebrado nesta segunda-feira (4). A data foi escolhida com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância da preservação ambiental em prol do futuro do planeta. Neste dia tão importante, a Equatorial Alagoas reforça os cuidados no plantio de árvores próximas à rede elétrica e alerta para a importância de realizar o planejamento correto da arborização urbana para evitar acidentes e garantir a segurança dos clientes.

Conhecendo a espécie da planta antes do cultivo

Amaro Saldanha, engenheiro ambiental da Equatorial, explica que conhecer a biologia das plantas é essencial antes de iniciar o cultivo, principalmente em espaços públicos, como calçadas por exemplo. Espécies não adequadas ao espaço físico disponível podem obstruir a passagem de pedestres, causar conflitos com a sinalização e iluminação existentes e, futuramente, prejuízos à fiação elétrica.

A plantação de árvores de grande porte, como palmeiras imperiais e coqueiros, não deve ser realizada. “É importante ter conhecimento do porte a ser alcançado pela espécie escolhida quando adulta e evitar aquelas que possuem espinhos ou que darão frutos muitos grandes ou carnosos”, aconselha o especialista.

Manutenção e poda

Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração diz respeito à manutenção e poda. Em espaços públicos, efetuar a poda de árvore é responsabilidade da Prefeitura de cada município e do proprietário, caso esteja em terreno privado. Como ação preventiva e também corretiva, a Equatorial Alagoas possui um cronograma para a realização da atividade em situações que exista riscos de danos, como galhos que encostam na fiação ou árvores que ameaçam cair sobre a rede elétrica.

Em agosto, a Distribuidora e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES) firmaram um termo de cooperação técnica para a execução de atividades conjuntas voltadas ao planejamento e manutenção da arborização nas proximidades dos sistemas elétricos do município de Maceió. A concessionária de energia já investiu mais de dois milhões para a execução do serviço de poda em todo o Estado, de janeiro a agosto de 2021.

Confira outras dicas da Equatorial:

•  Sempre que possível, dê preferência à plantação de árvores como ipê-mirim, jasmim-manga, mini palmeira e flamboyant-mirim, uma vez que são mais adaptadas ecologicamente;

•  Nunca execute podas sem autorização ambiental e conhecimento das técnicas adequadas;

•  A diversificação é importante para o equilíbrio ambiental, contudo, em uma mesma rua, é aconselhável o uso de apenas uma espécie pois facilita o acompanhamento de seu desenvolvimento, proporcionando uma leitura paisagística personalizada à via.

Ascom Equatorial Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *