21 de outubro de 2021

Combate às arboviroses é tema de oficina que ocorrerá na Cidade Sorriso neste sábado

Como uma comunidade pode se proteger de doenças como zika, dengue e chikungunya? Esse é o ponto de partida da oficina “Arboviroses em Alagoas:  leitura crítica e produção audiovisual”, que será promovida no próximo sábado, dia 23, às 15h30, no Espaço Cultural Afro Dendê, localizado no Conjunto Cidade Sorriso 1, Benedito Bentes. A iniciativa integra o Projeto Arbocontrol, ligado ao departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. A ação ocorre em parceria com o  Espaço Cultural Afro Dênde e a Universidade Federal de Alagoas  e é aberta aos moradores locais.

Com duas horas e meia de duração a oficina é gratuita e aberta ao público morador da região do Benedito Bentes. Para se inscrever, basta ligar ou mandar uma mensagem de Whatsapp para o celular (81) 99720-969, falar com Raquel e solicitar a inscrição. Na ocasião serão distribuídos materiais informativos sobre arboviroses.

Doenças trazidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya continuam a crescer em Maceió, apesar das campanhas da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o último boletim epidemiológico do início do mês de outubro, só em relação ao ano passado houve um aumento de 59,54% dos casos de dengue na cidade. Foi pensando nesse cenário que as representantes estaduais da pesquisa Arbocontrol decidiram realizar a oficina com o objetivo de dialogar com os moradores de algumas localidades com vistas à produção e circulação de conteúdo informativo feita pela própria comunidade.

A proposta da oficina, vinculada à pesquisa nacional ArboControl: Gestão da informação, educação e comunicação no controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, é articular com a comunidade uma leitura crítica dos produtos audiovisuais oficiais ligados às campanhas contra arboviroses e instrumentalizar o público presente para a produção de vídeos curtos. Para tanto, afirma a professora Raquel Monte, coordenadora estadual do projeto, nosso desejo é conduzir uma oficina de audiovisual para as pessoas ligadas à localidade do Conjunto Cidade Sorriso, sendo elas moradoras ou trabalhadores da região.

Na oficina, além de Raquel, Jaciane Lira e Juliana Leandro, integrantes do projeto, vão conduzir com o grupo, através de rodas de diálogo, um momento de discussão sobre questões ligadas às prevenção, profilaxia e combate às arboviroses. Depois disso, os próprios participantes vão produzir conteúdos informativos em vídeo para a circulação na comunidade.

O que? Arboviroses em Alagoas: oficina de leitura crítica e produção audiovisual

Quando: Sábado, dia 23, das 15h30 às 18h

Onde: Espaço Cultural Afro Dênde – R. 36 Cj Res Cidade Sorriso I, 16 – Benedito Bentes.

Mais informações: Raquel do Monte 81 997209669

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *