13 de outubro de 2021

Arapiraca lança campanha de doação de mechas de cabelo para mulheres em tratamento contra o câncer

Quando uma mulher descobre que está com câncer sua vida é abalada. São várias as dúvidas e inseguranças, principalmente quando o tratamento é realizado por quimioterapia. Os efeitos colaterais trazem sofrimento físico e emocional, como fraqueza e diminuição da libido, mas o que ainda é encarado com muita dificuldade entre as pacientes é a queda de cabelo.

Com objetivo de tornar o tratamento mais humanizado, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, além da da campanha de doação de lenços, também uma campanha para doação de mechas de cabelos para produção de perucas.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, a iniciativa é muito importante para a autoestima das mulheres que estão lutando contra o câncer, seja ele de mama, colo do útero ou outro qualquer.

“A gente convida todos os arapiraquenses a participarem desta campanha, que tem o objetivo de ajudar as mulheres a enfrentarem com mais beleza e autoestima o tratamento contra o câncer”, disse a enfermeira.

Confira as orientações para o preparo do cabelo doação:

  • Todos os tipos de fios são aceitos, inclusive com química;
  • Os cabelos antes do corte deverão estar limpos e secos;
  • Prender os cabelos (rabo de cavalo) e cortar acima do elástico, para que a mecha fique presa no elástico;
  • Acondicionar a mecha (presa ao elástico) em um saco plástico.

Outubro Rosa

Intensificar as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero é a premissa da Campanha Outubro Rosa, que teve sua abertura em Arapiraca realizada no último dia 1º de outubro, no Memorial da Mulher Deputada Ceci Cunha, no bairro Alto do Cruzeiro.

Em seu discurso durante a solenidade de lançamento da campanha, a secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, destacou a importância do autocuidado para prevenção dessas doenças, salientando que as mulheres não precisam ter medo.

“Nossas Unidades Básicas de Saúde estão abertas de janeiro a janeiro e disponíveis para que essas mulheres possam realizar seus exames de mamografia e citologia. Viva o SUS, que garante tratamento gratuito, viva às mulheres e à campanha Outubro Rosa”, disse ela.

Ascom Arapiraca 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *