14 de setembro de 2021

Centro Municipal de Regulação: Integração entre Arapiraca e hospitais facilitará acesso a leitos

Foto: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

Arapiraca foi classificada, recentemente, como a 4ª cidade do Nordeste mais bem avaliada em Saúde Pública. E o trabalho voltado para o desenvolvimento da área não para. A partir de agora, a Capital do Agreste contará com um Complexo de Regulação de Leitos Hospitalares, melhorando o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo recursos para garantir assistência em tempo oportuno.

A secretária de Saúde de Arapiraca, médica infectologista Luciana Fonseca, falou sobre a importância desse serviço para a assistência hospitalar não só para a cidade, mas para toda a 2ª Macrorregião de Saúde, que coloca Arapiraca como referência.

“É um marco histórico para a Saúde Pública de Arapiraca e região. O Complexo de Regulação de Leitos Hospitalares era almejado há mais de 12 anos e, agora, será colocado em funcionamento, beneficiando mais de 1 milhão de habitantes de 46 municípios do Agreste e Sertão”, disse a secretária.

Durante encontros realizados esta semana, foram discutidos os fluxos dos serviços; além do tempo de permanência desses pacientes nos leitos; e das responsabilidades assistenciais nos níveis de atenção com ênfase à Rede Hospitalar.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, enfermeira Pollyana Vasconcelos, a construção desse novo serviço é coletiva.

“O serviço inicial funcionará na sede do Pronto Atendimento de Arapiraca, localizado no Complexo Multiprofissional, das 7h às 19h, de domingo a domingo, inclusive nos feriados. A equipe de monitoramento fará visita diária aos serviços, identificando a demanda existente das unidades e encaminhando os casos para a Central de Regulação”, explicou a coordenadora.

Levando em consideração as suas necessidades, os hospitais irão solicitar transferência dos pacientes, conforme protocolo apresentado e a depender da avaliação e critério médico, o leito será disponibilizado. A unidade solicitante encaminhará o paciente conforme protocolo instituído pelos serviços.

Ascom Arapiraca 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *