30 de julho de 2021

Agosto Dourado: Prefeitura institucionaliza campanha de incentivo ao aleitamento materno

Foto: Divulgação

Comprometido com a pauta feminina, o prefeito de Maceió, JHC, lança, pela primeira vez de forma institucionalizada, a campanha Agosto Dourado, um incentivo ao aleitamento materno. A determinação se dá no dia 3 de agosto, dando início a uma série de ações que alcançam todas as esferas do tema, que engloba mulheres gestantes, puérperas e lactantes. Com um vasto calendário, com medidas de continuidade e de fomento, a gestão municipal busca, ainda, o engajamento para reforçar o estoque dos bancos de leite da capital.

Em sua gestão, o prefeito tem priorizado a garantia dos direitos das mulheres, o que inclui um planejamento familiar seguro e que, com isso, incentive a lactação. “São muitos os fatores que contribuem para o sucesso da amamentação, mas o principal é que a mulher se sinta confiante, segura e capaz de amamentar. E, com a legitimação da campanha, queremos dar a certeza de que essas mulheres podem contar com a Prefeitura de Maceió”, reitera o prefeito JHC.

A campanha será coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher. Com a orientação e o apoio da Prefeitura em todas as etapas do processo, será possível preparar os servidores e equipamentos municipais para as necessidades desse público.

“Esta é uma campanha para empoderar famílias. As mães precisam de uma rede de apoio completa e preparada, o que inclui os pais, companheiros, amigos e o setor público, que devem oferecer conforto e a estrutura necessária. Elas precisam saber a quem recorrer para tirar dúvidas, serem orientadas e, acima de tudo, apoiadas”, explica Ana Paula Mendes, secretária da Mulher.

Programação 

03.08, às 9h – Abertura da campanha “Agosto Dourado”, institucionalizando o mês de agosto como mês do aleitamento materno, no auditório da Universidade Integrada Tiradentes (Unit), na Cruz das Almas;

04.08 – Entrega de panfletos e cartazes em clínicas de saúde, vacina e hospitais;

06.08 – Blitz da Amamentação nos sinais de trânsito (na Cidade Universitária, na lateral do Shopping Pátio Maceió; no Farol, na lateral da Casa Vieira; em Ponta Verde, em frente à Super Pizza);

05 a 31.08 – Exposição de fotos e vídeos em shopping.

05 a 31.08 – Arrecadação de frascos de vidro com tampas de plástico para doação de leite materno nos três shoppings da capital (Maceió, em Mangabeiras; Parque, no bairro de Cruz das Almas; e Pátio, na Cidade Universitária);

08.08 – Ação de conscientização quanto ao ato de amamentar em parceria com a Associação de Doulas de Alagoas (Adoal) e o Instituto Especializado em Saúde (IES);

17.08 às 8h30– Curso de segurança alimentar no manuseio do leite humano para profissionais do posto de coleta no Centro de Saúde Hamilton Falcão, no Benedito Bentes;

23.08 – Lançamento oficial da campanha, com a reabertura do posto de coleta na parte alta da cidade;

25.08 de 17h às 20h – Webinário via YouTube sobre o aleitamento materno para as unidades de saúde da capital e os profissionais da atenção básica.

A campanha

Desde 2019, a campanha promove a amamentação no Brasil, conscientizando mães, pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. A cor dourada faz alusão ao fato de o leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é criar um ambiente com uma rede de apoio que garanta às mães manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

A campanha é realizada no mesmo mês em que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), de 1 a 7 de agosto. A SMAM é promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.

Millena Barroca/Secom Maceió

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