15 de junho de 2021

Reitor acompanha visita do deputado federal Paulão à Ufal em Viçosa

A Fazenda São Luiz, que pertence a Unidade Educacional da Ufal em Viçosa, recebeu a visita do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, a convite do reitor Josealdo Tonholo, na última sexta-feira (11). Também estiveram presentes o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes; o diretor do Ceca, professor Gaus Silvestre; o coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi), professor Pierre Escodro; o gestor da Fazenda, professor Wilson Porto, entre outros docentes e técnicos da Universidade e do Instituto Federal de Alagoas em Viçosa, além de alunos bolsistas do grupo de pesquisa.

O deputado conheceu a estrutura do campus e as instalações do Grupequi. O professor Pierre apresentou o local e destacou os diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. A proposta da visita foi firmar parceria para fortalecer e expandir o desenvolvimento das atividades dos cursos de Medicina Veterinária e Agroecologia, por meio de emendas parlamentares. “A visita do deputado representa o reconhecimento do trabalho na saúde única e extensão inovadora”, destacou o coordenador do Grupequi.

O Grupo, criado em 2009, conta com a participação de vários estudantes, que complementam a formação com o exercício prático da profissão nas comunidades de baixa renda. Os participantes também têm reconhecimento pela qualidade das pesquisas e o valoroso trabalho de extensão universitária em diversos projetos. “Esse trabalho social com os animais que está sendo feito pela unidade, por meio do professor Pierre, é fundamental. A educação tem um papel transformador, de transformar cidadãos num projeto de cidadania e fico muito feliz em participar. Essa demanda que tive vai estabelecer parcerias e o que eu puder contribuir com emendas, no sentido de fortalecer o curso de Medicina Veterinária e Agroecologia, farei”, enfatizou Paulão.

O reitor da Ufal agradeceu a visita do deputado e mostrou otimismo com a parceria. “Essa visita foi importante para ver que é possível diminuir as desigualdades do Estado de Alagoas. Aqui com o deputado Paulão isso mostra como a nossa bancada federal pode e deve agir em favor da erradicação dessas desigualdades com a inclusão da educação”, disse Tonholo e destacou:

“O deputado Paulão tem sido um grande parceiro para a Universidade Federal de Alagoas, nesse momento, apoiando a comunicação social, o Hospital Universitário, as nossas obras em Delmiro Gouveia, o espaço cultural e, agora, ajudando o time de Viçosa a cumprir com toda sua competência o papel de transformação social”.

A comitiva finalizou a visita do dia no Campus do Ifal, conduzida pelo reitor Carlos Guedes e pelo diretor do Campus, o professor Valdomiro.

Ascom Ufal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *