2 de junho de 2021

Porto de Pedras se prepara para comemorar 100 anos no próximo dia 9 de junho

O histórico município de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, se prepara para comemorar 100 anos de Emancipação Política. A cidade, que é considerada o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres, é uma das mais importantes em história e turismo do Estado. A data oficial é 9 de junho, mas as celebrações iniciam neste sábado (5).

O orgulho do povo portopedrense está em alta e o amor pela cidade é demonstrado pelos moradores da cidade litorânea em todas as localidades. Os turistas que visitam o município ficam encantados com tantas belezas naturais, prédios históricos e monumentos que chamam atenção.

O prefeito Henrique Vilela (MDB) está muito contente com a chegada da celebração centenária. O gestor vem comentando que esse é um momento ímpar e que ele sente-se muito orgulho e honrado por governar a cidade nesse período tão importante. Na gestão de Vilela, Porto de Pedras deu um grande salto na sua maior vocação: o turismo. A cidade é destaque internacional e a Praia do Patacho será a primeira de Alagoas a ter o selo Bandeira Azul.

Comemorações

Adotando os protocolos sanitários contra a covid-19, as comemorações começam no sábado (5), às 7h30, com o plantio simbólico de 100 árvores em bairros da cidade por crianças da Rede Municipal de Ensino. A preservação ambiental e de espécies também são marcantes na cidade litorânea e o município é considerado o santuário do peixe-boi marinho no Brasil. A abertura ainda contará com inauguração, às 9h30, do Clube de Tiro, com um torneio. À noite, às 19h, terá a sessão solene da Câmara Municipal para a entrega da Comenda Abelardo Mendes da Silva, no Ginásio Ednard dos Santos.

No domingo (6) a cidade vai contar com uma vasta programação com eventos pela manhã, tarde e noite. Destaques para inaugurações de pavimentação de várias ruas em diversos povoados, a inauguração da praça Eraldo Silva, no povoado Palmeira, e a entrega de veículos na Praça de Eventos (Centro).

A tarde de segunda-feira (7) será marcada por inaugurações de pavimentação de ruas no povoado Curtume. No período da noite, às 20h, haverá a entrega dos certificados do Cadastur e às 20h30 ocorrerá a Noite de Homenagens no Ginásio do Centro da cidade. A terça-feira (8) será marcada por inaugurações no período da tarde nos bairros Centro e Salinas. À noite, às 19h, haverá o culto evangélico no Ginásio de Esportes Ednard dos Santos.

A quarta-feira (9), o auge da festa, o festejo inicia às 5h com a alvorada (salva de tiros). Às 7h30 haverá o Hasteamento dos Pavilhões. O dia contará com importantes inaugurações como: Estação de Tratamento de Água (ETA); nova ponte turística no povoado Tatuamunha; Complexo Belmira Lins; Laboratório de Informática; Mercado Público Municipal; entre outros. Às 16h haverá a Carreta de Emancipação Tatuamunha/Centro. A festa será encerrada com show pirotécnico (19h) e a live solidária dos 100 anos (20h).

História

A localização entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse três nomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu para o início do povoado, a história de Porto de Pedras está ligada à de Porto Calvo. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores de Porto de Pedras participaram do movimento contra os holandeses. Pela barra e pelo porto passavam ou ancoravam embarcações inimigas e aliadas, vindas de Recife com alimentos e munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Domingos Fernandes Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o povoado.

Por um alvará régio em 5 de dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi suprimida e anexada a Passo de Camaragibe. No ano de 1868 foi restaurada e em 1921, através da Lei 903, transformou-se em município.

 Ascom Porto de Pedras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *