21 de junho de 2021

Município de Teotônio Vilela entrega obras e inaugura o maior Centro Especializado em Reabilitação de AL

A Gestão Municipal entregou, ainda, uma nova UBS, 8 Leitos de Saúde Mental e a ordem de serviço para 10 UTIs no Hospital Municipal

O Município de Teotônio Vilela tem alcançado resultados positivos e está com os melhores indicadores de Saúde em Alagoas, entre os melhores do país no Previne Brasil. A receita para o desempenho, segundo a Secretária de Saúde do Município, Izabelle Pereira, é muito trabalho, investimentos, dedicação e comprometimento com à população.

Fruto desse compromisso, a gestão municipal, que tem à frente o Prefeito Peu Pereira, entregou neste sábado (19), mais três novos equipamentos e estruturas novas e modernizadas para permitir uma saúde acessível, resolutiva e de qualidade aos vilelenses.

Na cerimônia, que contou com a presença do presidente da Câmara Federal, Deputado Federal Arthur Lira, foi assinada a ordem de serviço para a ampliação do hospital com à construção de 10(dez) leitos de UTI.

Com os novos leitos, o município estará apto para realizar, inclusive, cirurgias de médio e alto porte. Reforçando ainda a assistência e cobertura do Hospital Municipal, a gestão municipal entregou 8(oito) novos leitos de saúde mental. Essencial no acompanhamento e evolução dos casos.

Ouvindo o povo e suas necessidades, a saúde vilelense ganhou o Centro Especializado em Reabilitação – CER. Sonho antigo, esse equipamento público é um dos maiores de Alagoas, e faz homenagem póstuma a: Jailson Barbosa Lins e Maria Josefa da Silva Leite (Maria do Tecido).

O Centro Especializado em Reabilitação de Teotônio Vilela é uma unidade tipo II, voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e intelectual.

Esse equipamento público é o maior de Alagoas, e atenderá toda a 5° região de saúde, com 10 consultórios,1 sala de fisioterapia pediátrica, 1 sala de fisioterapia motora, 1 sala eletroterapia, 3 salas do melhor em casa, 1 sala pós COVID e uma piscina ampla e aquecida.

O CER terá atendimento médico, assistente social, enfermeira e diversas especialidades, tais como: Terapeuta ocupacional, Fonoaudiólogo, Neuropediatra, Psicólogo e Psicóloga infantil. Nas alas teremos fisioterapia traumática ortopédica, fisioterapia em saúde da mulher, respiratória, neurológica, pediátrica, hidroterapia, pilates, fisioterapia cardiovascular. Será um marco na realidade dos vilelenses, com ênfase aquelas famílias com casos de deficiência.

O Deputado Federal Arthur Lira disse que; “o CER é um instrumento que vai modificar e melhorar a vida em Teotônio Vilela. E, do mesmo, os equipamentos em saúde entregues à população trazem uma nova realidade para o município”.

O deputado ainda se comprometeu em abrir portas e buscar recursos para o que ele chamou de tarefa mais difícil, “pós aberto, o mais difícil é manter esses equipamentos. Contem comigo para garantirmos que esses equipamentos recebam recursos e continuem abertos, cuidando do povo e salvando vidas”. Disse.

O município inaugurou, também, a UBS 6, que recebe o nome do jovem “Serginho” em homenagem póstuma (Universitário Sérgio Celestino da Paixão Júnior), uma unidade equipada, moderna, ampla e que, desmembrada da UBS1, agora atenderá toda a comunidade da Pedro Cavalcante e adjacências.

O ex-prefeito do município e atual superintendente da Codevasf, Joãozinho Pereira, relembrou a trajetória em Teotônio Vilela, e agradeceu a confiança das famílias vilelenses; “que hoje se transforma em obras e melhorias para à população”. Pontuou.

A Secretária de Saúde, Izabelle Pereira, agradeceu a todos os profissionais, e lembrou que o período de pandemia mudou o modo de fazer saúde.

“Me sinto cansada e até desanimo, mas renovo às energias ao ver nossos guerreiros e guerreiras, profissionais da saúde, enfrentarem os desafios e acordarem, todos os dias, com disposição e prontos para mais um desafio. Muito obrigada a todos vocês pela dedicação, ao Prefeito Peu Pereira e ao então Prefeito Joãozinho Pereira pelo olhar atento e investimentos para uma saúde acessível e de qualidade e, do mesmo modo, ao Deputado Federal Arthur Lira, esse elo de Teotônio Vilela com Brasília, com os ministérios e com o aporte financeiro essencial nas demandas das famílias Vilelenses”, concluiu.

Ascom Teotônio Vilela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *