Close

Saúde

17 de maio de 2021

Unidade Sentinela passa a funcionar no Complexo Multiprofissional de Saúde em Arapiraca

Prestar um serviço de qualidade em saúde à população é prioridade para a Prefeitura de Arapiraca. Com esse propósito, desde o último sábado (15), a Unidade Sentinela deixou a sede do 3º Centro de Saúde, no bairro Santa Edwiges, e passou a funcionar no Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande.

O prédio foi inaugurado na última sexta-feira (14) pelo prefeito Luciano Barbosa, ao lado da secretária Municipal de Saúde, a médica infectologista Luciana Fonseca.

O Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo foi construído com recursos da ordem de R$ 3,2 milhões, conseguidos pelo deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.

O prédio deveria funcionar, inicialmente, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas a gestão municipal decidiu ampliar sua funcionalidade por conta da pandemia da Covid-19, para reforçar as ações de atendimento à população e no combate à doença. O Complexo Multiprofissional de Saúde Rogério Auto Teófilo funcionará 24 horas com capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia.

Além da Unidade Sentinela, também vão funcionar no local o Serviço de Atenção Básica (SAB) e a Unidade de Pronto Atendimento (PA), incluindo salas de Classificação de Risco, quatro consultórios médicos, Serviço Social, salas de marcação de exames, coleta, curativos, inalação, sutura, esterilização, medicação, entre outros departamentos.

Unidade Sentinela

Com um ano e dois meses de atividades, a Unidade Sentinela de Arapiraca já contabiliza cerca de 60 mil atendimentos, sendo responsável pelo tratamento de milhares de pessoas.

O prefeito Luciano Barbosa elogiou o trabalho desenvolvido pela unidade e ratificou a importância de cada profissional de saúde da cidade.

“Milhares de arapiraquenses foram salvos graças ao trabalho desenvolvido na Unidade Sentinela. Graças ao atendimento de qualidade feito no local, Arapiraca tem, hoje, uma das menores taxas de letalidade de Alagoas”, destacou o prefeito.

É importante destacar que a Unidade Sentinela foi inaugurada em março de 2020 em Arapiraca, e começou a atender os casos de Síndromes Gripais antes mesmo do primeiro caso ser confirmado na cidade.

Sobre o atendimento

A Unidade Sentinela de Arapiraca está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados de infecção por coronavírus.

O acesso ao local é limitado ao paciente e a um acompanhante, quando este se fizer necessário.

Além de disponibilizar o teste à população para detecção da Covid-19, a Unidade Sentinela de Arapiraca também conta com equipe médica, de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, e Serviço Social.

Ascom Arapiraca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *