4 de maio de 2021

Semed anuncia na Câmara de Vereadores novo convênio para a Educação Especial de Maceió


Entidades devem ser convocadas em breve por meio de chamada pública para ampliar prestação de serviços

A educação especial vai receber atenção diferenciada da Secretaria Municipal de Educação . A garantia foi dada pelo secretário Élder Maia, em encontro, na Câmara Municipal de Maceió, com o presidente Galba Netto (MDB) e as representantes da Família Alagoana Down, Sinézia Duarte e Maria Luiza Duarte.

O projeto do prefeito João Henrique Caldas (PSB) e a equipe do órgão é ampliar o atendimento com o apoio de instituições especializadas. Elas participarão de uma chamada pública que será feita pela Semed para o novo convênio a ser firmado nos próximos meses.
Segundo Galba Netto a meta do município conta com todo o apoio da Câmara porque o atendimento às crianças e adolescentes feito pelas entidades representam uma demanda que necessita de trabalho continuado. O processo de convivência e aprendizagem é fundamental para a inclusão que elas necessitam. E se isso pode ocorrer junto com a estrutura que o município já dispõe, ganha a gestão porque cumpre o que diz a lei, as entidades que precisam de poio e, principalmente, a sociedade que irá ver o recurso público destinado de modo adequado.
“Isso representa também a continuidade do atendimento as crianças com deficiência intelectual. Saber que o trabalho não irá sofrer descontinuidade dos serviços tranquiliza às famílias em especial num momento de pandemia onde as necessidades delas aumentou”, destacou o presidente.
O atendimento a demanda de alunos da Educação Especial é considerada pelo secretário uma das maiores preocupações de sua gestão. Junto com as demais necessidades do órgão ele explicou que por determinação do prefeito, junto com sua equipe está articulando uma estrutura de apoio que garanta o bom funcionamento do serviço prestado. Hélder garantiu que tudo está sendo feito para atuar com todas as instituições envolvidas afim de que possam proporcionar o melhor atendimento.
“Vamos trabalhar com as instituições porque nos ajudam muito nesse processo da educação especial. Em breve estaremos realizando a chamada pública com prevê a lei. Quero destacar aqui nós enquanto Semed somos quem mais precisamos desse atendimento para conseguirmos prestar o melhor serviço a sociedade”, garantiu Élder.
Experiência
Com 30 anos de existência a Família Alagoana Down é uma das entidades que irá participar do processo. Com o convênio atual a entidade já atende a 130 crianças e o apoio a suas famílias. A meta com a nova proposta é ampliar para 160 crianças. A inclusão no sistema educacional das crianças com deficiência intelectual é um desafio encarado pela instituição com muito profissionalismo e dedicação. Por isso, o esforço para ampliar o serviço já que também houve um aumento de demanda.
“O momento é delicado e poder continuar servindo às famílias e, principalmente, seus filhos neste momento é algo de muita importância porque sabemos que a realidade deles é muito difícil. Poder dar nossa contribuição e, agora, com a certeza de que o convênio será renovado nos dá uma tranquilidade imensa. Então temos consciência do papel que desempenhamos junto a estas pessoas que durante a pandemia passaram a sofrer ainda mais com dificuldades até mesmo alimentares. Nessas horas é a instituição que acaba sendo o único apoio que elas contam”, revelou Sinézia.
Uma importante revelação feita pelo secretário Élder Maia é que a a Semed realizará a maior licitação na rede municipal de ensino. O processo foi construído com todos os cuidados para atender as demandas sociais da secretaria e garantir a distribuição dos alimentos para os estudantes. Ele disse ter plena consciência de que algo com esta proporção acaba por ser também uma ajuda essencial às famílias que têm na rede o apoio necessário para o desenvolvimento de seus filhos.
Dicom CMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *