17 de maio de 2021

Prefeitura de Coruripe inaugura Abrigo Institucional para crianças e jovens

Abrigo representa um marco para o município e tem estrutura para receber até 10 crianças e jovens

Como parte da programação dos 129 Anos de Emancipação Política de Coruripe, a prefeitura inaugurou na manhã de hoje (15), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, o Abrigo Institucional destinado ao acolhimento de crianças e jovens do município, localizado no bairro de Vassouras.

Com estrutura para receber até 10 crianças e jovens entre 0 e 18 anos que tiveram vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a inauguração representa um marco social no município e tem como objetivo promover acolhimento e garantir proteção integral aos usuários.

WhatsApp Image 2021-05-15 at 12.58.46 (2)Além da estrutura física espaçosa, bem iluminada, organizada e arejada, o Abrigo Institucional conta ainda com uma equipe composta por quatro cuidadoras, uma psicóloga, uma assistente social, duas cozinhas, uma zeladora e a coordenadora, Cidrônia Luz. Está previsto ainda a chegada de uma psicopedagoga para reforçar a equipe.

Participaram da solenidade o prefeito Marcelo Beltrão, o vice-prefeito Zé Eneas, a secretária municipal de Assistência Social Célia Gama, a chefe de gabinete Amanda Alves, a conselheira tutelar Emmilly Florencio, o presidente da câmara dos vereadores Dalmo Porto e os vereadores Ródio Eneas, Ricardo Beltrão, Gildo de Castro e Ivan Faustino.

Durante o seu discurso, o prefeito destacou as condições insalubres do antigo abrigo e as cobranças antigas que eram feitas pela Promotoria de Justiça de Coruripe. “A Promotoria, na pessoa da Dra. Hylza Paiva, vinha insistentemente pedindo providências. Mas com planejamento, estamos entregando hoje essa casa maravilhosa. As crianças aqui irão se sentir melhor do que em suas casas, porque se foram trazidas pra cá, é pelo motivo de terem sofrido algum problema em casa de todas as ordens. Que a gente possa dar um acolhimento, aconchego e carinho para essas crianças. Fazer o bem a elas nos faz muito bem também e eu espero que a gente possa alcançar mais e mais benefícios para a nossa população, para devolver a alegria aos coruripenses”, destacou o prefeito.

A secretária Célia Gama ressaltou que o novo abrigo dará mais comodidade e respeito, acima de tudo, aos usuários. “Aqui é a segunda casa deles, pois cada um tem família, só que em extrema vulnerabilidade social, com problemas de alcoolismo, pais usuários de drogas e até com histórico de abusos sexuais. Aqui buscamos resgatar a dignidade de cada criança e adolescente, dando o respeito que eles merecessem e tentando devolvê-las a alegria de viver”, afirmou.

WhatsApp Image 2021-05-15 at 12.57.44Proteção, doação, cuidados e carinho pelas crianças estão não apenas nos discursos das autoridades presentes, mas denunciados também no olhar de cada funcionária do abrigo, que se dedicam 24 horas ao ofício de acolher e amar os que mais precisam. Uma das funcionárias é a cuidadora Josivânia Ferreira dos Santos, que chega a se emocionar ao falar do seu trabalho. “Cuidamos das crianças com muito carinho, sempre transmitindo a elas que estamos aqui para acolher e cuidar com amor. Como somos mães, avós, o que passamos para eles é conforto e afeto. O que posso dizer, resumindo, é que amo essas crianças, principalmente os bebês, que demandam mais ainda da nossa atenção”, refletiu.

Atualmente o Abrigo Institucional conta com dois bebês com menos de um ano de idade e mais três crianças. As crianças ou adolescente são levadas pelo Conselho Tutelar, que geralmente recebem denúncias, verificam os casos e levam para o abrigo para que tenha todos os cuidados e proteção necessária.

Secom Coruripe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *