17 de maio de 2021

Arquivo Público de Alagoas reabre ao público nesta segunda-feira (17)

Renata Bertolino

Após um ano e três sem receber visitantes, Arquivo Público de Alagoas (APA) retoma atendimento presencial a partir desta segunda-feira (17)

Após um ano e três sem receber visitantes, o Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado, vai retomar o atendimento presencial ao pesquisador a partir desta segunda-feira (17). O retorno foi confirmado, após publicação da renovação do Decreto Estadual que proporcionou uma nova fase de flexibilização para teatros, museus e afins.

A unidade arquivística, que desde o início da pandemia manteve o atendimento virtual, adotou um protocolo sanitário rigoroso para cumprir todas as medidas de prevenção e proteção e de distanciamento social. Além de limitar o fluxo de visitantes em 30% da capacidade, só será permitida a entrada no APA após aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool 70º INPM. As determinações deverão ser cumpridas tanto pelos servidores, quanto pelo público.

A superintendente Wilma Nóbrega destaca que o serviço de atendimento presencial volta a permitir ao público acesso ao acervo documental, textual, manuscrito, impresso, iconográfico e cartográfico, custodiado pelo APA, mas alerta que a pesquisa só será permitida mediante o agendamento por e-mail alarquivopublico@gmail.com.

“A reabertura do Arquivo era muito aguardada pelo pesquisador, mesmo com o acesso virtual que disponibilizamos desde o início da pandemia, eles precisavam ter contato com os livros, jornais e muitos fundos de pesquisas que só é possível a consulta in loco. Com a retomada gradual das atividades, temos a expectativa que em breve os tradicionais Chá e Suquinho de Memória também voltem a programação do APA, em breve”, comemorou Wilma Nóbrega.

O atendimento no Arquivo Público de Alagoas é de segunda a sexta-feira das 9h às 13h. É importante lembrar ao pesquisador para levar luvas e máscaras descartáveis, para manusear os documentos e que ao chegar no Arquivo será necessário aferir a temperatura, higienizar as mãos com álcool em gel e os pés no tapete com solução sanitária, além de usar corretamente a máscara de proteção e obedecer a distância mínima de 1,5 metro, entre funcionários e outras pessoas, durante a sua permanência nas dependências do APA.

Em caso de dúvidas: alarquivopublico@gmail.com

Fonte: Agência Alagoas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *