4 de maio de 2021

Apala é contemplada com projeto de Eficiência Energética da Equatorial

A Equatorial Energia Alagoas está em fase de implantação do Projeto E+ Energia do Bem na Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala). Com um investimento de aproximadamente R$ 370 mil, a ação prevê a substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de tecnologia LED, troca de aparelhos de ar-condicionado e a instalação de um sistema fotovoltaico.

A Equatorial já fez a análise de diagnóstico das necessidades da instituição e os novos equipamentos começaram a ser instalados no mês de março e mais de 60% do projeto já foi concluído. Por meio do Programa de Eficiência Energética, será possível uma redução média de mais de 86 mil kWh no ano, o que representará uma economia anual de mais de R$ 68 mil no custeio da energia elétrica para a Apala.

Ao todo, serão substituídas 104 lâmpadas fluorescentes compactas por equipamentos de LED, que são mais econômicos, eficientes e duradouros. Também será realizada a troca de seis condicionadores de ar por aparelhos com a tecnologia inverter que possuem controle de velocidade do compressor, o que impede o chamado “liga e desliga”, ato que provoca mais gasto de energia e pode gerar uma economia de até 40% se comparado ao modelo tradicional.

Também serão instalados painéis solares para a geração fotovoltaica, onde a energia gerada através do sistema solar refletirá em desconto na conta de luz mensal da instituição.

Para Larissa Padilha, gestora da Apala em Alagoas, a ação só proporciona alegria e esperança à instituição. “A Equatorial olhou por nós e vamos diminuir nossa despesa com energia elétrica, que é um valor considerável, principalmente para nós, que temos sentido fortemente o impacto da pandemia na receita”, disse Larissa. Além de proporcionar mais qualidade para os serviços prestados pela Apala, o projeto irá contribuir para que a redução do consumo possa ser revertida em outros investimentos aos assistidos.

“É uma satisfação levar esse projeto tão importante para a Apala e fomentar esse tipo de ação, que tem uma grande contribuição social, pois ajuda a melhorar vida de tanta gente, além de contribuir de forma positiva com o meio ambiente com a instalação de equipamentos mais eficientes. Nosso desejo é que a economia de energia seja revertida em mais benefícios para as pessoas assistidas pela Apala e que a instituição possa atender a mais pacientes e seus familiares de maneira exímia como já faz”, ressalta o presidente da Equatorial, Humberto Soares.

E+ Energia do Bem – O projeto E+ Energia do Bem, faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial (PEE), chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como objetivo desenvolver e implementar soluções em equipamentos e tecnologia para melhorar a eficiência energética de casas de famílias de baixa renda e de instituições filantrópicas. Também engloba soluções com geração distribuída de energia solar.

Sobre a Apala – A Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) é uma instituição sem fins lucrativos de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal mantida exclusivamente por doações de pessoas e empresas sensíveis à causa, eventuais promoções que a entidade realiza e pela ajuda de voluntários. Tem como objetivo prestar assistência a crianças e adolescentes com todo tipo de câncer e adultos com leucemia que necessitam de apoio.

Ascom Equatorial 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *