28 de abril de 2021

Prefeitura de Coruripe entrega alimentos adquiridos pelo PAA às famílias de baixa renda

Foram mais de 6 toneladas de produtos agrícolas como hortaliças, frutas e raízes

A Prefeitura de Coruripe distribuiu, para 500 crianças cadastradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mais de 6 toneladas de alimentos comprados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) na última terça-feira (27), em Pindorama.

Através do PAA, produtos agrícolas como hortaliças, frutas e raízes são comprados pela Secretaria Municipal de Agricultura diretamente dos agricultores do município – fortalecendo assim a agricultura familiar e a economia local -, para depois serem repassados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e da Mulher.

Os alimentos distribuídos foram abóbora (70 kg), abacaxi (195 kg), banana (1078 kg), batata doce (500 kg), limãoWhatsApp Image 2021-04-28 at 09.14.00 (1) (94 kg), macaxeira (3383 kg), mamão (933 kg) e maracajá (179 kg). Estiveram presentes na entrega o secretário municipal de Agricultura Alesson Lira, o chefe de gabinete Vinícius Oliveira e o servidor da Emater Carlos Eduardo.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Célia Gama, o programa desempenha um papel muito importante ao fornecer uma complementação alimentar melhor para as crianças e suas famílias. “Muitas crianças que frequentam os nossos Centros de Convivência não tem uma alimentação completa em casa e quando vão aos Centros, estão em busca também do acesso ao lanche e almoço que são fornecidos. Então, o PAA ajuda nessa complementação alimentar para as crianças e suas famílias em casa”, explicou.

Esta é a segunda entrega de alimentos do programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar na atual gestão municipal. A previsão da prefeitura é que a distribuição aconteça mensamente e a próxima está agendada para o dia 10 de maio.

Sobre o PAA

Criado pela Lei nº 10.696, para alcançar os seus dois objetivos principais, o PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina para  pessoas em situação de insegurança familiar e nutricional. Os alimentos são direcionados também à população atendida pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA, com compra direta do agricultor familiar, é executado em Alagoas pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER), na modalidade “Compra com doação simultânea” e os recursos são do Ministério da Cidadania.

O programa é uma importante ação integrada entre a prefeitura, governo estadual e federal para a inclusão produtiva rural das famílias mais pobres, além de geração de renda, desenvolvimento da economia local e uma forte política de segurança alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *