7 de abril de 2021

Novos serviços do ITCD são realizados pela assistente virtual Nise

Doações em Espécie, Parcelamento de ITCD, Pedido de Restituição e Pedido de Isenção e Não Incidência são os novos serviços disponíveis pela atendente

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) disponibiliza novos serviços referentes ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) através da atendente virtual “Nise”. Incluídos a partir da terça-feira (06), estão disponíveis exclusivamente pela assistente os processos de Doações em Espécie, Parcelamento de ITCD, Pedido de Restituição e Pedido de Isenção e Não Incidência.

Acessando diretamente a Nise pelo site sefaz.al.gov.br, pelo WhatsApp pelo número (82) 4020-2560 ou pelo Telegram por @nise_sefaz_al_bot, o contribuinte selecionará o serviço desejado, escolhendo a opção “Iniciar atendimento” para ser direcionado a um atendimento especializado do setor do ITCD que vai registrar a solicitação, receber as documentações necessárias e auxiliar o contribuinte em suas dúvidas.

O atendimento virtual para os serviços citados dependem de atendimento humano e estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, por meio da atendente virtual da Fazenda. Após anexar toda documentação exigida para o serviço acessado, o contribuinte receberá um protocolo de atendimento.

Além de acelerar a resposta, a novidade oferecida pela atendente da Fazenda vem para facilitar a vida do contribuinte, visto que os serviços antes demandavam a presença do contribuinte ou seu representante nos locais de atendimento mediante agendamento prévio, como destaca a auditora fiscal e Chefe do ITCD, Flávia Moreira.

“O atendimento através da Nise, além de modernizar o atendimento ao público da Sefaz-AL, agilizará os serviços prestados pelo setor do ITCD, simplificando a vida do contribuinte que não precisará se deslocar para uma unidade fazendária para ser atendido”, ressalta Moreira.

Já os serviços de Inventário Administrativo e de Doação de Imóveis continuam sendo realizados através da protocolização inicial feita pelos cartórios cadastrados. Vale lembrar que até 30 de abril, o setor ainda receberá os processos dos cartórios via email, após esse prazo, todos os cartórios do estado de Alagoas têm que estar cadastrados junto à SEPLAG como usuários externos, entrando diretamente no Sistema Eletrônico de Informações – Portal SEI.

Para mais informações, basta acessar a Página da Nise em sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis para conferir todos os serviços fazendários disponibilizados. Através da página, é possível encontrar todas as atualizações referentes ao atendimento ofertado pela assistente virtual da Fazenda.


Por Kamilla Abely

 

 

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