4 de março de 2021

Semed firma parceria com Cultura Inglesa para implementar educação bilíngue nas escolas de Maceió

O secretário Élder Maia visitou o Núcleo de Línguas, com a representante da Cultura Inglesa

Uma parceria com a escola de idiomas Cultura Inglesa vai ampliar a proposta da educação bilíngue do Núcleo de Língua Estrangeira da Rede Municipal de Educação. Ontem (09), o secretário municipal de Educação, Elder Maia, e a representante da Cultura Inglesa, Viviane Gueiros, conheceram professores e o prédio que abriga o Núcleo de Línguas Estrangeiras, que fica localizado, provisoriamente, na escola Henrique Equelman, no Jacintinho.

O secretário ressalta que, através da parceria, o Núcleo de Línguas irá passar por um novo momento. “Vamos valorizar o Núcleo de Línguas, vamos estruturá-lo, relocar os alunos para uma nova estrutura com melhores condição de ensino. Também vamos trabalhar para conseguir expandir ele para outros bairros, lugares populosos como a região do Benedito Bentes”, garante o secretário.

Elder explica que o projeto que está sendo estruturado é inovador, e passa por ajustes e adequações, uma vez que será adaptado para atender a necessidade do ensino público. “A proposta é expandir o núcleo de línguas e qualificá-lo junto com a Cultura Inglesa. Eles darão curso de formação, irão assessorar nossos professores, fornecer parte do material didático e entrar com uma série de contrapartidas que vão melhorar a dinâmica de ensino e nossa dinâmica de atuação junto ao município e aos nossos estudantes”, afirmou.

Reforma

O atual prédio do Núcleo de Língua Estrangeira está com problemas na estrutura, e diante disso, o secretário Elder Maia assegurou recuperar o antigo prédio para dar melhores condições de funcionamento. “ Apesar de ser um local pequeno e modesto, aqui os educadores já formaram mais de dois mil alunos na língua do Espanhol, Francês e Inglês, mesmo com poucas condições. Maceió é uma cidade turística que necessita desse trabalho e desse conjunto de habilidade proporcionada pela língua inglesa”, disse ele.

Para a representante da Cultura Inglesa, Viviane Gueiros, a proposta é trazer um ensino bilíngue adaptado pelo Ministério da Educação às novas resoluções . “Nossa intenção é trazer para a rede municipal um ensino bilíngue de verdade. Vamos capacitar os professores do município para darem essas aulas em inglês; lembrando que não é aula de inglês, é aula das matérias através da língua inglesa”, disse ela.

Para a coordenadora do Centro de Formação Paulo Freire, Vera Pontes, a parceria será importante porque vislumbra a formação de professores e o fortalecimento do Núcleo de Línguas Estrangeiras. “A parceria é fundamental, porque vai enfatizar a formação dos professores para a educação bilíngue numa perspectiva sociocultural e interdisciplinar, além de consolidar o Núcleo como referência de Línguas na rede”, afirma ela.

Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *