23 de fevereiro de 2021

Saiba como evitar acidentes com a energia elétrica durante construção ou reforma

Para construir ou reformar um imóvel é necessário seguir diversas etapas: providenciar projetos técnicos, arquitetônicos, elétricos, sanitários, contra incêndio, estrutural; obter autorizações junto aos órgãos competentes. Entretanto, um item que não pode ser esquecido é o de segurança. Para evitar a ocorrência de acidentes ao realizar obras ou reparos, a Equatorial Energia Alagoas faz o alerta e dá dicas para os profissionais da construção civil e para a população em geral.

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2019 foram registrados 102 acidentes com pintores e pedreiros no Brasil, que resultaram em 65 mortes. Esses dados reforçam a necessidade da Equatorial, em sempre dar destaque a esse assunto, é que explica o executivo de Segurança, Bruno Pimentel.

“Infelizmente, tem sido bastante comum ver notícias de acidentes durante o trabalho de construção ou reforma e uma das principais causas é o toque acidental na rede elétrica, seja de uma escada, andaime ou cabo de rolo de pintura. Por isso, reforçamos a importância de manter uma distância segura de no mínimo 3m da rede da Equatorial e ter atenção às atividades executadas, além de sempre fazer uso de equipamentos de proteção individual. Essas são uma das principais medidas de prevenção dos acidentes com a energia”, aponta o executivo.

Bruno reforça que não se deve fazer improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados. Chama atenção também ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. Segundo o executivo, a recomendação é utilizar o filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo durante a obra.

“É preciso ter cuidado ao utilizar aparelhos eletrônicos em locais úmidos. A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar tocar os equipamentos com as mãos e/ou pés molhados e utilizar aparelhos elétricos próximo a locais com armazenamento de água, como caixas d’água. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer qualquer uso de dispositivo elétrico ou reparo que envolva energia, a fim de minimizar o risco de acidentes”, finaliza Pimentel.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

Assessoria Equatorial Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *