13 de janeiro de 2021

Professor Abelardo Nobre é nomeado por JHC como coordenador da Defesa Civil de Maceió

Professor Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió. Foto: Edvan Ferreira

O novo coordenador da Defesa Civil Municipal de Maceió foi nomeado pelo prefeito JHC. Abelardo Nobre foi o escolhido para a posição que ganhou notoriedade após os tremores de terra que agravaram a movimentação do solo que afetou cinco bairros de Maceió. A nomeação foi publicada pelo prefeito JHC no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (13).

Ele é formado em geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pós graduado em engenharia ambiental e urbana pela Universidade de Volta Redonda/RJ, Mestre em Astronomia pela UEFS/BA, associado da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência –SBPC e professor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Segundo ele, estar à frente da Defesa Civil é uma grande responsabilidade. “Maceió é uma cidade onde a atuação da Defesa Civil, apesar da sua importância para salvar vidas, era sazonal, muito lembrada no período chuvoso pela sua geografia. Mas com a movimentação do solo em cinco bairros, passou a ser fundamental nas ações de prevenção de sinistros. Temos muito a fazer”, afirma o professor.

Desde 2018 os bairros do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro, Mutange e, mais recentemente, parte do Farol, foram atingidos pela movimentação de camadas do solo causado pela extração de sal-gema na região. Inicialmente 38 poços da Braskem exploravam o mineral nesses bairros, mas após os tremores as paredes das minas ficaram instáveis, afetando quase 10 mil imóveis e aproximadamente 45 mil pessoas que moravam na área.

Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *