12 de janeiro de 2021

Assistente virtual Nise é principal canal de atendimento ao contribuinte na Sefaz Alagoas

Seguindo a tendência mundial de modernização, órgão orienta que utilizem a ferramenta para serviços de atendimento

Seguindo a tendência mundial de modernização, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) dispõe aos contribuintes a assistente virtual Nise como o principal canal de atendimento. A orientação é para que qualquer cidadão que necessite dos serviços do órgão busque a ferramenta, que foca na agilidade e otimização das atividades fazendárias.

Estão disponíveis cerca de 60 serviços diretos, sendo 29 de atendimentos especializados prestados por servidores da Sefaz. O contato pode ser feito pelo site www.sefaz.al.gov.br ou pelo WhatsApp com o número (82) 98137-4724. O sistema de inteligência artificial da Sefaz segue a tendência mundial de modernização e otimização do atendimento, tendo atingido mais de 10 mil atendimentos especializados à população alagoana em quatro meses de funcionamento.

A Nise oferece diversos serviços de atendimento ao contribuinte, entre eles: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); geração e desbloqueio de senhas do Portal do Contribuinte, da Nota Fiscal Cidadã (NFC) e da Nota Fiscal Avulsa (NFA); Fiscalização de Operações de Trânsito (mercadorias retidas), Balcão GEOT (Retificações, contestações, etc.) e Simples Nacional.

Além disso, a assistente virtual presta um serviço orientado à informação referente ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Cadastro; Documentos Fiscais; Regimes Especiais; Documentos de Arrecadação (DAR e GNRE); Certidões e Declarações, entre outros.

AGENDAMENTO

Caso sua solicitação não seja sanada pela atendente virtual, a SEFAZ disponibiliza alguns serviços agendados através da plataforma https://agendamento.seplag.al.gov.br. Acessando o site, basta fazer o login com o seu CPF ou realizar um breve cadastro, escolhendo o setor e o serviço desejado. Após a escolha, é necessário selecionar o dia e a hora em que você deseja ser atendido, confirmar as informações e comparecer ao local na data agendada, munido de documento de identificação, documentos solicitado no comprovante de agendamento (print de tela), com no máximo 15 minutos de antecedência.

 Através do site da Seplag, estão disponíveis os seguintes serviços fazendários:

– Setor IPVA: Boleto (DAR) IPVA e demais pendências de veículo; Isenção de IPVA (processo físico) – Portador de Necessidade especial; Isenção de IPVA (processo físico) – Táxi; Resolver pendência de processo (processo físico) – IPVA;

– Setor ITCD: Restituição – ITCD; Dúvidas processo em análise – ITCD (obs: Atendimento exclusivo para processos em análise); Parcelamento – ITCD;

– Setor Protocolo Administrativo: Parcelamento IPVA; Defesa ou Recurso de Processo Físico (obs: Atendimento exclusivo para processos que não estão disponíveis através do Domicílio Tributário Eletrônico-DTE); Denúncia Espontânea.

– Setor Plantão fiscal: Incineração Notas Fiscais – Plantão Fiscal 1ª CAF;

Caso a solicitação seja para protocolar algum processo que não está disponível para agendamento, o interessado deve enviar toda a documentação através do e-mail protocolo1caf@sefaz.al.gov.br, para a sede de Maceió, e jaarapiraca@sefaz.al.gov.br, para a regional de Arapiraca.

Vale lembrar que, para os demais serviços que não estão disponíveis nestes canais, a solicitação deve ser encaminhada para o email atendimento@sefaz.al.gov.br, informando o tipo de serviço e qual o setor deseja ser atendido. A mensagem eletrônica também precisa conter os dados do contribuinte, como: nome completo ou razão social, CACEAL ou CNPJ ou CPF, e contato telefônico.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Os atendimentos presenciais foram retomados no último dia 11 de janeiro e são realizados no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, no bairro de Jacarecica, em Maceió, e na sede Regional da Sefaz em Arapiraca. Na 2ª CAF o atendimento deverá ser agendado através do email jaarapiraca@sefaz.al.gov.br. A retomada do atendimento ocorreu levando em consideração todas as medidas estabelecidas no Plano Sanitário.

Kamilla Abely e Anna Cláudia Almeida 

 

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