4 de novembro de 2020

Prefeitura de Coruripe alerta criadores sobre segunda etapa da vacinação contra Aftosa

A Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Agricultura informa que a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Alagoas começou e vai até o dia 30 de novembro.

Na ocasião também será realizada vacina contra raiva e clostridioses.

A campanha realizada anualmente tem que ser mantida para garantir o reconhecimento de que o gado criado, em diferentes estados, está em áreas livres de febre aftosa conforme estabelece a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Isso permite a exportação da produção nacional de carne e é um dos métodos mais eficazes na prevenção de doenças. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconiza a vacinação obrigatória para algumas doenças como febre aftosa, raiva e brucelose.

Lembrando que a vacinação é restrita apenas a bovinos e búfalos com idade de zero a 02 anos de vida e vai até 30 de novembro. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) a meta é vacinar 450 mil animais.

Campanha de vacinação contra febre aftosa

O que é?
É a vacinação de bovinos e búfalos contra a febre aftosa. A doença é transmitida por vírus e é altamente contagiosa. Pode infectar bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos causando febre, aparecimento de aftas e lesões na boca, nos cascos e úbere (glândula mamária), o que dificulta a movimentação e a alimentação, acarretando perda de peso e queda da produção de leite.

O Brasil não registra um caso de febre aftosa desde 2006.

Secom Coruripe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *