13 de outubro de 2020

Mulheres são beneficiadas com ação do Maceió Rosa realizada pela Semas

A ação ofertou testes de rápidos para as mulheres que comparecem ao Cras

Mulheres que moram no bairro de Benedito Bentes e regiões vizinhas participaram nesta terça-feira(13), de mais uma ação da Campanha Maceió Rosa. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), levou vários serviços na área de saúde e conscientização sobre o câncer de mama para o Centro de Referência Assistência Social (Cras) Selma Bandeira.

Foram realizadas palestras sobre prevenção ao câncer de mama e mulheres que participaram da ação receberam encaminhamentos para fazer a mamografia . A Secretaria Municipal de Saúde(SMS) também ofertou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e orientações sobre a Covid -19.

A moradora da região, Maria Santos, foi atendida durante a ação. “Foi ótimo que pude fazer alguns exames e vou fazer também a mamografia. Quando aparece uma oportunidade dessas, e bem pertinho de casa, temos que aproveitar para cuidar da nossa saúde”, disse  a dona de casa.

Na última semana, servidoras, prestadoras de serviços e estagiárias da Semas também participaram da ação do Maceió Rosa e tiveram acesso a vários serviços na sede da secretaria, no bairro do Poço.

Profissionais e estudantes da Universidade Tiradentes (UNIT) realizaram palestras em cada setor da Semas sobre prevenção ao câncer de mama e outros tipos de câncer,  orientações sobre autoexame e sobre a importância da nutrição no combate ao câncer. Também foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão a mamografia e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Servidoras tiraram suas dúvidas sobre o câncer de mama

A enfermeira e professora do curso de Enfermagem da Unit, Marta Maria, falou da importância do autoexame da mama.  “Temos que conhecer o corpo da gente para perceber quando surge algum tipo de alteração. O câncer de mama é o segundo que mais acomete a mulher.  Um tumor demora  cerca de 10 anos pra se desenvolver até ficar agressivo, por isso é importante fazer o rastreamento todos os anos. É importante destacar que o câncer de mama não só acomete as mulheres. Em Alagoas temos casos de homens que tiveram que retirar todos os tecidos mamários. Devemos repassar também essa informação passar essa informação para os homens que conhecemos”, destacou.

Testes de glicemia foram realizados durante ação

Segundo a coordenadora de Defesa da Mulher, Daniela Lamenha, acontecerão mais três ações em outros bairros da capital.  “Na próxima quinta-feira (15) no Instituto Junte- se a Nós, no bairro da Levada, no dia 27 no Cras Pitanguinha, e no dia 29, no Terminal Rodoviário do Benedito Bentes. Queremos aproveitar esse mês de campanha para incentivar as mulheres a fazer seus exames, visto que muitas deixaram de fazer acompanhamento médico, inclusive mulheres com câncer de mama, e exames preventivos por conta do medo de contrair a Covid-19”, disse a coordenadora.

Vanessa napoleão /Ascom Semas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *