30 de julho de 2020

Cosems/AL é primeiro do país a iniciar a 1ª Mostra Virtual Aqui Tem SUS

Gestores e técnicos municipais da Saúde de Alagoas e de outros Estados participaram nesta quinta-feira (30) da abertura da 1ª Mostra Virtual Alagoas Aqui Tem SUS. Seis experiências exitosas dos municípios alagoanos – de quase 50 trabalhos inscritos – foram apresentadas no evento que até setembro ainda terá duas etapas. O resultado dos três autores premiados e mais um por voto popular – dentre os seis apresentados nesta quinta-feira – será divulgado pelo Cosems/AL nesta sexta-feira (31).

As inscrições de trabalhos para a 2ª etapa ocorrerão de 21 a 30 de agosto e da 3ª; de 18 a 27 de setembro. O presidente do Cosems/AL Rodrigo Buarque e secretário de Saúde de Jundiá fez a abertura do evento e expôs a importância da Mostra, as conquistas e desafios dos gestores municipais da pasta no enfrentamento à Covid-19, uma vez que conheceu in loco as estratégias e luta deles em 18 municípios alagoanos. Na oportunidade, Rodrigo fez um levantamento de informações técnicas para subsidiar as discussões com MS, Conasems, AMA, Ministério Público Federal e o Estadual, Defensoria Pública Federal, dentre outras instituições. O presidente do Cosems detalhou ainda a pactuação do Cosems com a Sesau para a distribuição dos EPIs fornecidos pelo MS, dentre outros assuntos.

O evento contou com a participação dos vice-presidentes do Conasems Charles Tocantins e Cristiane Pantaleão. Na ocasião a Comissão Nacional da Mostra Brasil Aqui Tem SUS destacou a diligência e persistência do Cosems/AL na construção da primeira Mostra Virtual da temporada. Os trabalhos apresentados nesta primeira etapa foram o Plantão Psicológico Ofertado a Comunidade do Município de Viçosa – AL Como Enfrentamento à Covid-19 (por Adelaide Regina Araújo da Silva); Programa Cuidar Melhor: Cuidado aos Pacientes Pós-Alta Hospitalar Pela Covid-19 no Município de Murici (por Ana Carolina Correia); e Comunidade em Ação: Artesãos Como Aliadas a Produção de EPI’s Para Proteção de Servidores e Usuários no enfrentamento à Covid-19 em Teotônio Vilela-AL (Larissa Mota).

A Mostra nesta primeira etapa contou ainda com a apresentação do trabalho intitulado a A Urgência na Integração da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária Como Surgimento da Atual Pandemia da Covid-19: Uma Experiência do Município de Murici (Jessica Basílio Chaves); Saúde Mental em Tempos de Coronavírus: Rodas de Conversa com Profissionais de Saúde do Município de Viçosa-AL (Rochelly Carnaúba Amorim); e o de Santana do Ipanema Força Tarefa de Combate à Covid-19: Uma Ação Conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Militar (por Rodrigo da Silva Amorim)

Mary Wanderley/Ascom Cosems

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *