30 de junho de 2020

Tribunal de Justiça de Alagoas e Unit oferecem Mestrado em Direito

Minter em Direito teve aula inaugural na última sexta-feira (26) e contou com representantes das instituições

Na lista das dez universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Tiradentes passa a ofertar Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direito com o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), em convênio com o Tribunal de Justiça d e Alagoa s (TJ/AL).

A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (26), de forma remota, e contou com a presença de representantes da Unit Sergipe e Unit Alagoas; o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Diego Menezes; a Pró-reitora Acadêmica da Unit Alagoas, Verônica Marques; a coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da Unit, professora Gabriela Rebouças e Maria Tereza Uille Gomes, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos, professora Gabriela Rebouças, explicou que a Unit Alagoas foi procurada pelo Tribunal de Justiça do Estado para auxiliá-lo na oferta de vagas de mestrado para seus funcionários. Foi firmado, portanto, um convênio entre as três instituições. O Minter tem duração de 24 meses e a seleção de alunos já foi realizada.

Ela acredita que o Minter comprova a qualidade do ensino ofertado pela Unit. “Vamos ofertar uma turma de mestrado em Alagoas, por meio dessa parceria. Como são duas instituições diferentes, de estados diferentes, é possível fazer o Minter. Estamos em um amadurecimento do nosso Programa e já estamos sendo procurados por outras instituições para promover e levar  educação e formação para lugares que têm pouca oferta desse tipo de formação. Formaremos pessoas da comunidade e magistrados e servidores do Tribunal”, coloca a coordenadora Gabriela Rebouças.

Aula inaugural

Sobre a aula inaugural, Gabriela destacou o papel que Universidade e Judiciário têm de proteger os Direitos Humanos. “Foi uma conferência belíssima sobre direitos humanos, sobre ampliarmos a capacidade de intervenção na proteção dos direitos humanos, na prevenção contra as violações de direitos e o papel que o poder judiciário e a universidade desenvolvem nesse contexto”.

Maria Tereza Uille Gomes, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), falou sobre os caminhos que a educação permite ao cidadão. “Agrade ç o imensamente o convite. Temos um só caminho que é a educação porque, com conhecimento, teremos uma sociedade melhor, na qual o princípio da pessoa humana é respeitado. O poder judiciário é o local aonde as violações de Direitos Humanos chegam. Precisamos entender esses dados com velocidade para resolver por meio da prevenção”.

Representando o magnífico reitor Jouberto Uchôa, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Diego Menezes, pontuou o pionei rismo da Unit em ofertar o curso em parceria com Alagoas.

“Em nome da Unit Sergipe e da Unit Alagoas, agradeço. Essa será uma grande oportunidade de aprender muito e de apresentar o que estamos produzindo, as linhas de produção que estão alicerçando nossos cursos. Sem dúvida nenhuma, será um grande prazer interagir em prol da sociedade e aplicar conhecimento gerado por meio dessa experiência”.

Minter

Mestrado Interinstitucional compõe turmas de mestrado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa.

Além do mestrado em Direitos Humanos, atualmente, a Universidade Tiradentes ainda oferta os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia de Processos, Saúde e Ambiente, Educação e Biotecnologia Industrial.

Ascom Unit-AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *