29 de junho de 2020

Pré-candidata a vereadora, Gaby Ronalsa, aprova adiamento das eleições

A pré-candidata a vereadora por Maceió, Gaby Ronalsa (DEM) é a favor do adiamento das eleições devido à pandemia do novo coronavírus e as incertezas sobre a duração da crise sanitária. Nas redes sociais anunciou ser favorável para que haja um planejamento responsável na organização das eleições municipais.

No Senado, a escolha dos novos prefeitos e vereadores foi adiada para o dia 15 de novembro. Agora, a PEC segue para votação na Câmara dos Deputados. O adiamento das eleições divide opiniões de líderes partidários e da população.

“Sou a favor do adiamento em razão da pandemia da Covid-19. Existe um consenso dos profissionais de saúde ouvidos pelo TSE em adiar as eleições para novembro para que todos possam comparecer à urna com segurança e exercer seu direito à cidadania”, afirmou Gaby Ronalsa.

A Democrata enfatiza que a mudança de data deve ocorrer dentro deste ano, criando meios para que os cidadãos votem sob a proteção recomendada pelos órgãos de saúde. O texto aprovado no Senado determina que o pleito seja realizado nos dias 15 e 29 de novembro, e não 4 e 25 de outubro. A PEC não altera a duração dos mandatos atuais e nem a data da posse dos eleitos.

A matéria precisa também do aval dos deputados. São necessários ao menos 308 votos favoráveis em dois turnos de votação, por se tratar de uma alteração na Constituição. “É primordial que as eleições aconteçam em clima ameno, do ponto de vista de saúde pública, para que os prazos eleitorais e as convenções não sejam prejudicados pelo estado de pandemia”, concluiu a pré-candidata a vereadora por Maceió, Gaby Ronalsa.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *