30 de junho de 2020

Educação Especial em tempos de ensino não presencial em Coruripe

Adaptando-se a cada dia ao novo cenário de isolamento social a Prefeitura de Coruripe por meio da secretaria de Educação vem desenvolvendo na Educação Especial que é uma das modalidades do município, a adaptação às aulas à distância. A equipe de coordenadoras pedagógicas em parceria com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores da sala regular e Auxiliares de Vida Escolar (A.V.E´s) construíram um cronograma para acompanhar a execução das atividades.

Todo o conteúdo disponível foi elaborado e disponibilizado nas plataformas educativas com muito critério pelos profissionais da secretaria, tomando como medidas as habilidades, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento assegurando que todos tenham o direito à educação pública e de qualidade enquanto as aulas estão suspensas.

Mesmo à distância, as atividades foram planejadas e elaboradas de acordo com a flexibilidade dos alunos sendo executadas da seguinte forma: articulação teórica e prática, através de atividades xerocadas entregues diretamente aos pais, explicando por aplicativos o conteúdo. Tudo isso, respeitando as limitações de cada um.

Entretanto, o cronograma elaborado foi apenas para os alunos do Atendimento Educacional Especializado. Para os alunos com deficiência que frequentam a sala regular, a dinâmica é de adaptação às atividades escolares.

“Nossos alunos são muito importantes para nós, e toda preocupação, cuidado e adaptação são válidos e necessários para atendermos as suas necessidades educacionais. Porém, neste tempo de pandemia e isolamento social que estamos vivendo, é aí que a inclusão deve ser ativa. A gestão da educação em Coruripe é assim, feita com atitude, carinho e muito compromisso principalmente com esta modalidade da Educação Especial” explicou Elisangela Castro, psicopedagoga.

Secom Coruripe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *