1 de maio de 2020

Covid 19: Prefeitura desenvolve projetos e ações voltadas ao turismo e esporte

Campanha Maceió Até Você conta com plataforma digital.

Em virtude da pandemia do coronavírus, alguns serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) precisaram passar por reformulações e foram adaptados, ao passo que por outro lado a secretaria avançou no surgimento de novas iniciativas tendo como suporte o meio digital. Entre os exemplos, em destaque estão a campanha Maceió Até Você e o projeto Esporte e Lazer em Casa.

Fruto de uma ação promocional, a plataforma digital Maceió Até Você leva experiências turísticas virtuais e um vasto conteúdo cultural aos potenciais e futuros turistas que estão em casa neste momento. A estratégia visa aproximar o destino do visitante que, por meio de uma plataforma multimídia, pode fazer passeios virtuais pelos principais pontos turísticos da cidade e montar roteiros. O serviço conta ainda com um monitoramento da atividade turística no destino, a partir do atual cenário, e foi acessado mais de sete mil vezes por aproximadamente cinco mil usuários apenas no primeiro mês de funcionamento. O maior fluxo de visitas, depois de Alagoas, se concentrou em estados que são alguns dos principais mercados emissores de turistas para Maceió como São Paulo e Rio Grande do Sul.

Já o Esporte e Lazer em Casa surgiu com o objetivo de manter em plena atividade os alunos dos programas esportivos da Semtel, tendo em vista a suspensão das atividades presenciais nos espaços dos projetos oferecidos pelo órgão. Com isso, a equipe da pasta criou uma programação semanal e disponibiliza aulas diárias em formato online, via instragram da secretaria. Contando com diversas modalidades, o projeto vem sendo acompanhado por centenas de maceioenses e tem como intuito oferecer uma opção para a população manter a saúde em dia.

Outro serviço oferecido pela Semtel que precisou passar por adaptações ao novo momento foi o suporte dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), onde o trabalho vem se concentrando em um serviço de assistência remota para esclarecer dúvidas e intermediar o relacionamento entre turistas e prestadoras de serviço. O serviço ofertado via telefone (82 98882-8199)  busca auxiliar turistas que encontrarem dificuldade para retornar a sua cidade de origem e realizou aproximadamente 20 atendimentos desde que foi disponibilizado.

“Os projetos que conseguimos ativar nesse período de isolamento social buscam manter em funcionamento serviços fundamentais aos maceioenses e turistas, assim como apresentar alternativas de avanço de algumas ações utilizando o suporte do meio virtual. São iniciativas que utilizam plataformas digitais e atendimento remoto para manter a aproximação da população com os serviços e projetos desenvolvidos pela pasta neste período”, explicou o secretário Jair Galvão.

A Semtel também adotou medidas para o funcionamento adequado do Centro Pesqueiro do Jaraguá e tem seguido uma série de recomendações orientadas pelos órgãos de saúde. Ações como controle de acesso dos clientes, utilização de máscaras e álcool 70º, higienização constante do ambiente e criação de um ponto de higienização pessoal com a instalação de uma pia na entrada do espaço.

Parcerias e projetos em desenvolvimento

A Semtel tem ajudado ainda a organizar e construir propostas que auxiliem a administração municipal a ampliar medidas de contenção aos efeitos da pandemia via Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Maceió (Comdem), do qual o titular da pasta, Jair Galvão, é um dos integrantes. Iniciativas que podem contribuir para minimizar os impactos econômicos da pandemia no setor turístico e facilitem uma interlocução com órgãos e entidades do segmento.

A secretaria também é uma das envolvidas na ação de distribuição de cestas básicas e kits de higienização do projeto Empresários do Bem, que conta ainda com outras secretarias municipais, além da Equatorial Energia e o Governo de Alagoas. Uma iniciativa voltada aos trabalhadores ambulantes, muitos dos quais que comercializam seus produtos na orla marítima da cidade, um dos principais atrativos turísticos de Maceió.

Informações e orientações sobre o Coronavírus

Esporte e Lazer em Casa promove qualidade de vida durante isolamento social

Prefeitura discute ações com o trade turístico

Maceió Até Você: plataforma tem mais de sete mil acessos em um mês

Veja como estão funcionando atrativos e serviços turísticos

Monitorada, Rodoviária opera com 6 linhas de transportadores

Prefeitura oferta ajuda a turistas com dificuldade de retornar para casa

Maceió Até Você: Prefeitura lança plataforma de turismo para viajantes em casa

Prefeitura suspende passeios turísticos em veículos e embarcações

Prefeitura oferta atividades físicas online a partir de segunda-feira

Pandemia Covid-19: serviços de esporte e lazer são suspensos

Secretaria de Turismo adota sistema de rodízio nos CATs

Luiz Rios/Ascom Semtel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *