13 de março de 2020

Navios que aportam em Maceió passam por procedimento de segurança

Navios que aportam em Maceió passam por procedimento de segurança

A temporada de cruzeiros 2019/2020 está em andamento em Maceió. Em resposta à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a companhia marítima MSC Cruzeiros esclareceu que as companhias e órgãos responsáveis adotam uma série de medidas de segurança em atenção a epidemia do coronavírus que assola boa parte dos países do mundo.

Em contato com a Sedetur, a companhia, responsável pelo navio Fantasia que atraca nesta sexta-feira (13) em Maceió, esclareceu que realiza ações preventivas rigorosas globalmente para garantir a saúde e segurança de seus passageiros. Medidas como uma triagem pré-embarque, que inclui o impedimento da entrada de qualquer pessoa que tenha viajado recentemente a países como China, Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Macau ou Itália, são realizadas em todos os portos com embarque, além de impedir a entrada de qualquer passageiro que tenha frequentado aeroportos nestes locais nos últimos quinze dias.

Pessoas com sinais ou sintomas da doença, como febre, estado febril, calafrios, tosse ou dificuldade para respirar também são impedidas de embarcar, e qualquer pessoa que tenha tido contato com alguém que tenha apresentado estes sintomas e/ou cuidado de alguém que apresente o coronavírus nos últimos quinze dias também é impedida de entrar no navio. Além disso, a empresa conta com uma câmara térmica que identifica pessoas que podem estar em risco já no pré-embarque e, na possibilidade de qualquer problema, o passageiro é impedido de embarcar.

Quantos aos navios, os procedimentos de higienização foram elevados e aprofundados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Funcionários da companhia realizam uma desinfecção contínua de suas áreas públicas e de elementos como corrimãos, botões de elevador, maçanetas de portas e balcões. Os passageiros embarcados também são lembrados constantemente a lavar as mãos e usar higienizadores à base de álcool.

Além disso, os navios que chegarão à capital Maceió durante a atual temporada de cruzeiros têm como procedência apenas cidades brasileiras como Recife, Fortaleza, Salvador, Búzios e Rio de Janeiro e navegam, desde o mês de novembro de 2019, apenas em águas brasileiras.

Porto de Maceió

Em atenção aos questionamentos da população alagoana, a Sedetur esclarece que a autonomia sob a prática de atracagem, embarque e desembarque no Porto de Maceió é, unicamente, do Governo Federal. O navio MSC Fantasia possui autorização a operar embarque e desembarque de cargas e ou viajantes, sujeita à inspeção sanitária. A autorização é emitida pelo Posto Portuário de Maceió com autorização da ANVISA.

Thiago Tarelli

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *