16 de fevereiro de 2020

Jaraguá Folia abre o Carnaval de Maceió com desfile de blocos

Milhares de foliões percorreram as ruas do histórico bairro de Jaraguá

Uma festa para maceioenses e turistas. Assim foi o Jaraguá Folia, tradicional festejo que abriu na sexta-feira (14), as comemorações do Carnaval 2020 de Maceió. Frevo, marchinhas, axé, e o que mais o folião quisesse ouvir, embalaram o percurso feito pelos blocos que saíram da Praça Sinimbu, cruzaram a Avenida da Paz, à beira-mar, e a Rua Sá e Albuquerque, para chegar ao fim na Praça Dois Leões.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), investiu cerca de R$ 600 mil em chamadas públicas como forma de fomentar os festejos carnavalescos. A política de editais, na Fundação, é uma constante, mas o investimento na Festa de Momo, e nas prévias, não parou por aí: foram disponibilizados pela Fmac 70 banheiros químicos e seis pontos elevados de observação, que foram utilizados pela Polícia Militar.

“Este é o oitavo ano da gestão e estamos nos despedindo com nosso último carnaval. Maceió é uma cidade mais feliz, mais alegre e colorida”, afirmou o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira.

Vinicius Palmeira, presidente da Fmac, falou do sucesso do Jaraguá Folia, tradição na abertura do carnaval de Maceió

Augusto Neiva iniciou seu carnaval no Jaraguá, mas está atento ao que acontece pela cidade. “Nos últimos seis anos, o carnaval vem se intensificando por bairros como Jaraguá, Benedito Bentes e Jacintinho. Muito bom para a população”, disse o servidor público.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Ênio Bolivar, o planejamento para a festa foi feito visando o ordenamento do Jaraguá, principalmente da Sá e Albuquerque, como também a segurança. “Resgatamos as tradições do bairro e deixamos a via como a passarela dos blocos. Chamamos os ambulantes na secretaria, que foram cadastrados e depois alocados em espaços específicos, fazendo com que os foliões e os ambulantes pudessem brincar de forma organizada no Jaraguá Folia”, destacou.

Paty Maionese no Bloco do Prazer, que levou muita animação e prevenção de ISTs aos foliões

Com o objetivo de levar prevenção às ruas de Jaraguá durante as prévias carnavalescas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais uma edição do Bloco do Prazer, com a concentração na Praça Marcílio Dias, em frente à Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Este ano, o Bloco do Prazer também retoma o intuito solidário e os foliões puderam trocar latas de leite por camisas, que serão encaminhadas para doação. Todo o produto arrecadado será doado a crianças expostas ao HIV, ou seja, filhos e filhas de mães soropositivas, que não podem ser amamentadas para evitar a transmissão vertical do vírus. Durante a festa também foram distribuídos preservativos aos foliões.

Mais prévias

Neste sábado (15) e domingo (16), as prévias carnavalescas agitam a orla marítima de Maceió. Foram destacados 140 agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para trabalhar durante os dois dias de festa ordenando o fluxo de veículos na região da Pajuçara e Ponta Verde.

Desde às 6h de hoje, todas as faixas da Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara, e da Avenida Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde, serão bloqueadas para o tráfego de veículos. As interdições serão iniciadas no trecho que vai desde as imediações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Rua Sampaio Marquês, até a Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.

Hoje, entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, milhares de foliões se reúnem para seguir o Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas e um dos maiores blocos de pré-carnaval do país. A previsão é de que mais de 200 mil foliões marquem presença na festa. No mesmo dia, muitos blocos tradicionais terão como palco a mesma avenida, a exemplo das Pecinhas de Maceió, da Turma da Rolinha e do Bloco do Rei.

No domingo (16), a folia volta à orla de Pajuçara/Ponta Verde, no ritmo do frevo do tradicionalíssimo Vulcão, ao lado da Turma da Esquina, do Seu Porteiro & Dona Zeladora e de dezenas de outros blocos de rua.

Flávia Farias/Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *