16 de fevereiro de 2020

Bloco do Prazer: diversão e prevenção nas prévias de Maceió

Com animação e humor, bloco levou dicas de saúde e prevenção de doenças ao Jaraguá Folia. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Folião nas ruas do Jaraguá é sinônimo de diversão durante as prévias carnavalescas de Maceió. E para enfatizar a importância de usar camisinha para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis, o Bloco do Prazer desfilou levando orientação e prevenção nesta sexta-feira (14).

O público recebeu, de forma lúdica, orientações e preservativos durante a festa que contou com muita música, regida pela orquestra de frevo Carlos Gomes, diversão e vários personagens comandados pela Drag Queen Paty Maionese.

“Nós percebemos que a Paty Maionese é conhecida, nesta e em outras festividades como a drag queen do preservativo. É muito gratificante saber que, com meu trabalho, consigo levar a prevenção de forma lúdica, em uma época em que as pessoas estão vulneráveis. E eu acredito que antes de fazer algo, a pessoa vai lembrar da figura caricata e colorida”, destaca Paty Maionese.

Paty Maionese, a “drag queem do preservativo”, foi destaque no desfile. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Sueli Mascarenhas, servidora que atua no PAM Salgadinho, conhece a causa há cerca de 20 anos e aponta o caráter educativo e solidário do bloco. “Eu acho maravilhoso trazer essa prevenção e é muito importante a troca por leite também, porque a gente trabalha diretamente com as mães e as crianças expostas e elas não tem culpa e podem acabar sendo afetadas caso sejam amamentadas”.

Teresa Carvalho, gerente do programa municipal de isto/HIV/Aids e hepatites virais explica que mesmo com as novas tecnologias de prevenção como PeP e Prep, o preservativo continua com sua importância, por ser um insumo que previne não só o HIV como todas as outras IST e a gravidez, estando presente em todas as intervenções educativas. “A prevenção nos dias atuais está relacionada a estilo de vida e as pessoas têm a possibilidade de fazer a escolha que melhor se adeque a sua realidade”, destaca.

Prevenção nas prévias carnavalescas

Durante as festividades deste fim de semana, a SMS estará com o Balcão da e com equipe para disponibilizar preservativos e orientar os foliões. “Neste período de carnaval, intensificamos a distribuição de preservativos garantindo a acessibilidade à todas as pessoas que tenham necessidade de fazer uso do insumo como forma de se prevenir de uma IST ou gravidez não programada”, conta Teresa.

Jaraguá Folia. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Foram disponibilizados um milhão de preservativos pelo Ministério da Saúde para Maceió, garantindo o abastecimento de todas as unidades de saúde, polos de carnaval e projetos de prevenção de empresas, instituições e ONGs que procuraram a SMS solicitando o insumo.A 26ª edição do Bloco do Prazer também trouxe solidariedade. Os foliões puderam trocar latas de leite por suas camisas e, assim, ajudar a evitar a transmissão vertical do HIV de mãe para bebê. O material arrecadado foram – e continuarão sendo- distribuídos para às crianças em situação de vulnerabilidade, que não podem ser amamentadas. Quase 700 latas foram arrecadadas nos pontos de coleta.

Graziela França/ Ascom SMS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *