2 de dezembro de 2019

Maceió reforça ações de prevenção à Aids no Dezembro Vermelho

Campanha mobilizou população em escola no Trapiche. Foto: Divulgação

Realizada pela Gerência do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais parceiros, a Campanha Dezembro Vermelho continua a reforçar as ações de prevenção e diagnóstico do HIV/Aids, considerado um grave problema de saúde pública.

Com o objetivo de sensibilizar a população quando à importância de utilizar os mecanismos de prevenção das ISTs e orientar para o diagnóstico precoce, a Gerência do Programa tem levado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante a escolas, instituições e locais de grande movimentação.

Equipe focada no trabalho de prevenção e diagnóstico. Foto: Divulgação

No último sábado (30), a equipe do Programa esteve presente à Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche da Barra, onde foram feitas ações educativas, distribuição de preservativos, orientações, aconselhamentos e a testagem rápida para HIV, Aids, Sífilis e Hepatites Virais, aberta à população.

“A ideia é aproximar o serviço da população, reforçar as estratégias de prevenção disponibilizadas pela rede pública e conscientizar sobre a necessidade da realização da testagem rápida, que possibilita o diagnóstico e o tratamento adequado”, afirmou Tereza Carvalho, gerente do Programa.

No sábado (30), equipe do CTA Itinerante esteve em uma escola no Trapiche. Foto: Divulgação

Em Maceió, a Campanha – que foi instituída pela Lei Municipal 6693/17, coma finalidade de ampliar a visibilidade da luta contra a Aids – foi iniciada do dia 10 de novembro e segue com atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids até o dia 18 de dezembro, promovendo ações com o apoio Fórum ONG Aids, Sesc Alagoas, Cidadãs +, Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Pastoral da Aids, PróVida, Camisinha Influencer, Comitê LGBT do Estado de Alagoas e Central de Movimentos Populares.

Para esta semana, a programação será a seguinte:

03/12 – CTA Itinerante, na Pestalozzi Village Campestre, das 13h às 17h;

04/12 – Dia D da Campanha com uma ação educativa e CTA no bloco I do PAM Salgadinho, pela manhã e à tarde;

05/12 – CTA Itinerante no Hospital Veredas (antigo Hospital do Açúcar), das 14h às 18h;

06/12 – Roda de conversa e teste rápido no SAE do Hospital Escola Hélvio Auto, no Trapiche da Barra;

06/12 – CTA Itinerante na Pestalozzi Vergel, das 8h às 12h;

07/12 – CTA Itinerante com o apoio da Central de Movimentos Populares, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, das 8h às 12h;

07/12 – Encontro com adolescentes no SESC Guaxuma.

Teste rápidos realizados pelo CTA Itinerante visa detectar doenças. Foto: Divulgação

Dados – Nos últimos 13 anos (série histórica) o município registrou 2.805 casos de aids e 2.407 casos HIV, 80% destes sendo atendidos no bloco I do PAM Salgadinho. Em 2019, foram notificados até agora 339 novos casos de HIV e 113 de aids em adultos, sendo a maior incidência na faixa etária de 14 a 49 anos.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *