2 de dezembro de 2019

Copo reutilizável reduz 80% do descarte de descartáveis e resíduos sólidos no “Cidades e Gestores”

Imagem ilustrativa. Copo reutilizável é produzido pela empresa “Meu Copo Eco” com arte de Bruno Presado.

Desde o planejamento, o Cidades e Gestores – Congresso e Expo assumiu o compromisso de reduzir a emissão de plástico e resíduos não biodegradáveis nos quatro dias de evento, de 12 a 15 de dezembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Para eliminar o uso de descartáveis, o copo reutilizável – que será vendido como consignação – incentiva o consumo mais consciente para uma mudança de comportamento dos participantes.

O Eco Copo reduz 80% do descarte desse tipo de material, ou seja, no mínimo, 4 copos descartáveis por pessoa. O participante compra o copo reutilizável, no evento, como consignação por R$10. Caso não queira levar para casa, o comprador pode pegar a quantia de volta no caixa do evento. O dinheiro do Eco Copo será revertido para Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM), parceira do evento, que fará a coleta seletiva dos resíduos sólidos.

A coleta seletiva já é uma realidade em vários municípios alagoanos. Em Maceió, desde 2017, a Prefeitura contratou quatro cooperativas de recicladores para realizar a coleta porta a porta em pontos localizados da cidade. No Cidades e Gestores, a COOPLUM é a parceira para separação dos resíduos com base na sua composição, afinal, cada tipo possui um processo próprio de reciclagem. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

A exposição terá um formato mais moderno. Os estandes dos municípios irão apresentar as belezas de Alagoas a partir do artesanato criativo, cultura, gastronomia. Peças exclusivas de artesãos alagoanos serão vendidas nos estandes. No congresso, que acontece no mesmo período, o Cidades e Gestores qualifica o participante para agir no sentido de implementar ações para melhoria das políticas públicas destinadas a cada área de atuação. Inscrições no site www.cidadesegestores.com.br.

Serviço:
Cidades e Gestores – Congresso e Expo
Data: 12 a 15 de dezembro
Local: Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso – Maceió/AL
Informações: www.cidadesegestores.com.br

Ascom AMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *