29 de novembro de 2019

Feira valoriza projetos inovadores na Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes

Nas escolas da Rede Sesi/Senai, educação rima com inovação. E criatividade com benefícios para a sociedade. Isso pode ser visto, na prática, por quem passar pelo shopping Pátio Maceió, na parte alta da capital, durante este fim de semana. Começou, nesta sexta-feira, 29, a Feira de Inovação da Sesi/Senai do Benedito Bentes (S-Lab), que segue até este domingo, dia 1°.

No estande, localizado próximo à Praça de Alimentação do centro de compras, os estudantes apresentam projetos nas linhas de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Todos foram desenvolvidos na escola de forma multidisciplinar, com orientação dos professores.

A equipe do Gabriel Henry, de 12 anos, criou um telhado ecológico, que reduz a temperatura da casa em até dois graus. Ele é feito com isopor e concreto, o que agrega leveza e durabilidade ao material. A validade é de cem anos. Nele, são cultivadas plantas, o que evita alagamentos, já que a estrutura aproveita a água da chuva para regar os vegetais. “Ele também tem propriedades acústicas”, conta.

O Herbfive, repelente natural biológico criado pela turma do André Vinicius, 12, combate a praga do cão-verde, uma espécie de inseto que ataca plantações e a nossa saúde. “Se você ingerir alimentos contaminados, pode pegar doenças”, alertou o aluno do 6° ano da Escola Sesi/Senai. O produto é feito com água, glicerina, álcool, alecrim, hortelã-pimenta, hortelã-miúda, patchouli e alho.

O diretor da Escola Sesi/Senai, Carlos Abreu, elogiou a criatividade dos alunos e afirma que alguns destes projetos são tão bons, que serão aperfeiçoados após a Feira. “Eles foram desafiados a identificar e a buscar uma solução para problemas enfrentados nos bairros em que vivem e pela indústria”, explica.

Em cada dia da S-Lab, que fica aberta durante o funcionamento do shopping, uma equipe será escolhida para fazer uma imersão, em dezembro, na Escola de Empreendedorismo Acelera, em Recife-PE. Nesta sexta, estão expostas ideias dos alunos do 6° e 7° ano. Neste sábado, é a vez das turmas de 8° e 9° ano. No domingo, a Feira de Inovação será encerrada com a garotada do 1° e 2° ano.

Ascom Sesi-AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *