10 de outubro de 2019

Maceió Rosa: Feira de Serviços atende moradores da Levada

Maceió Rosa Feira de Serviços. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Pedi encaminhamento para mamografia e citologia, fui ao dentista, além de passar na dermatologista e fazer os testes rápidos. O atendimento foi muito bom”, disse, muito satisfeita, Luciene Pereira, de 57 anos, que mora na região da Levada, e foi uma das participantes da Feira de Serviços do Maceió Rosa, que aconteceu nesta quinta-feira, 10, na Escola Nosso Lar. No evento, a população teve acesso a variados serviços oferecidos por secretarias municipais, instituições e ONGs parceiras.

Comunidade teve acesso a exames odontológicos. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Coordenadora da campanha, a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, alertou para a necessidade da prevenção do câncer, através da realização de exames periódicos e a adoção de um estilo de vida saudável. “Câncer só se previne com exames e estilo de vida saudável.  Para isso, é preciso ter informação. E é isso que trouxemos aqui para a Feira. Estamos  com diversos parceiros nessa tarefa.  A ideia é justamente concentrar os serviços gerais oferecidos pelo Município, sempre com foco na saúde, principalmente durante o Maceió Rosa. A gente tenta fazer o máximo para levar assistência e ainda mais informação e atenção à mulher maceioense”, destacou.

Tatiana Palmeira, primeira-dama de Maceió e coordenadora do Maceió Rosa. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Nas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, o público teve acesso a serviços como testes rápidos para detecção de várias doenças, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, autoexame, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação nutricional e solicitação dos exames de mamografia e papanicolau.

A assessora especial de Políticas Públicas de Maceió e uma das coordenadoras do Maceió Rosa, Marina Toledo, destacou a variedade de ações disponibilizadas para a população durante o evento. “Além da saúde, nós focamos também na questão da cidadania e dos direitos sociais. Temos ainda a parte infantil, com uma arena kids, ciclos de palestras educativas e preventivas”, detalhou.

Além dos serviços disponibilizados pela SMS, parceiros do evento, como o Centro Universitário Tiradentes (Unit), Sesc, Faculdade Seune e Grupo HapVida enviaram equipes para atendimento médico à população. A coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a oportunidade para divulgar os serviços que oferece aos maceioenses.

Feira de Serviços aconteceu na Escola Nosso Lar. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Os moradores do bairro da Levada, aproveitaram bem a Feira de Serviços. Foi o caso de Maria das Graças Silva Santos, de 55 anos, que já estava com os cuidados da saúde em dia, mas precisava de um encaminhamento para mamografia. “Desde quando completei 50 anos, faço o acompanhamento. Primeiro, porque acho muito importante me cuidar. Segundo, devido ao fato de saber que, se descoberto de forma precoce, o câncer de mama tem grande probabilidade de cura. Então é por isso que faço a mamografia todos os anos. Estou sempre me cuidando”, contou.

Palestra com Endy Mesquita e Tatiana Palmeira. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social  (Semas) esteve presente com os seguintes serviços: orientações sobre o Bolsa Família e Cadastro Único, benefícios BPC/LOAS, informações sobre benefícios aos usuários portadores de deficiência, confecção da carteira do idoso. Por fim,  orientações sobre carteirinha do autista e distribuição de panfletos sobre a Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Estatuto do Idoso.

Feira de Serviços atendeu comunidade da Levada e bairros vizinhos. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O Procon Maceió também marcou presença na ação com alguns serviços. “Da nossa parte, disponibilizamos  atendimento, orientação e nos colocamos à disposição para receber denúncias dos consumidores. O que surgir nesse sentido, será encaminhado e apurado”, disse o diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida. Ele ainda destacou a importância de eventos como a Feira de Serviços, promovida pelo Maceió Rosa, para os usuários: “Essas feiras reúnem todos os serviços em um só local, aproximando a população e gerando economia de tempo e de dinheiro para a localidade, já que não é preciso pegar muitos transportes para ter acesso a essas ações”.

Uma das fundadoras do Grupo Mama Renascer, ONG contemplada pelo Maceió Rosa, Marina Medeiros falou da importância dos serviços disponibilizados pelo Município na área de saúde, bem como a relevância das doações para o funcionamento da instituição. “No PAM Salgadinho temos apoio nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Medicina, com atendimentos em Mastologia e Oncologia. Como não temos renda própria, também contamos muito com doações. Mantemos um brechó que é onde vendemos as doações que recebemos de roupas, calçados, brinquedos e utensílios de casa. Todo o dinheiro arrecadado é usado para pagar aluguel e, quando necessário, alguns exames”, explicou.

Segundo a presidente da Casa Rosa, Mirtha Melo, 80 pacientes são atendidas pela ONG. “Trouxemos um pouco da grande variedade de artesanato confeccionado pelas pacientes. Nesses eventos, a gente leva esse trabalho e reverte o dinheiro da venda desses produtos em melhorias na nossa Casa. Essas feiras e o Maceió Rosa dão visibilidade às mulheres da nossa instituição, bem como contribui para levantar a autoestima delas”, falou.

No evento, Endy Mesquita, designer, empresária e palestrante, comandou um bate-papo sobre o cuidado com a saúde, reforçando a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. “Hoje o foco é realmente essa conscientização sobre câncer de mama. Quando a gente se cuida, faz o autoexame, vai ao médico, é muito mais fácil a cura dessa enfermidade. É desse amor-próprio que a gente desejar falar”, destacou.

Serviços disponibilizados por outras secretarias 

A Secretaria Municipal Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) levou à Feira aulas de alongamento e dança. Além disso, as crianças tiveram à disposição um circuito kids, com recreadores. Os pequenos puderam conhecer os atrativos turísticos de Maceió, por meio de realidade virtual com a experiência Maceió 360º. Com essa ferramenta, idealizada pela Semtel, os presentes puderam contemplar belezas naturais, experiências gastronômicas, turismo de aventura, a riqueza do artesanato local e o circuito de equipamentos culturais.

Crianças também participaram das atividades. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) montou um espaço de atendimento para quem queria cadastrar o currículo no Sine Maceió e agendar emissão de Carteira de Trabalho.  Os contribuintes e empreendedores maceioenses foram atendidos pela Secretaria Municipal de Economia (Semec), que enviou uma equipe no local.

As crianças também desfrutaram do espaço infantil, com pista educativa (jogo de tabuleiro), jogos de mesa (dominó e quebra-cabeças) e circuito educativo, com a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou ao evento  tapete lúdico, jogos educativos e vivência de biodança, além da Estação Saber – Biblioteca Volante onde teve contação de histórias e incentivo à leitura.

Prefeitura levou serviços para a Feira de Serviços. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Junto à equipe enviada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os moradores da Levada e entorno puderam solicitar serviços de limpeza, como a coleta de resíduos volumosos, e de arborização – poda de árvores e doação de mudas.

Outras edições da Feira de Serviços no Maceió Rosa

Além da Levada, a Feira de Serviços será realizada em outras duas localidades. No dia 17, a ação chegará à Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes. Já no dia 23, que é considerado o Dia D da campanha, o evento acontecerá no calçadão do Centro.

Sarah Mendes e Marcondes Leite (estagiário)/ Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *