2 de outubro de 2019

Estudantes de escola da rede municipal produzem livro de poesias sobre Maceió

O projeto gráfico do livro está pronto e também foi ilustrado pelos estudantes. Foto: Nathaly Correia /Ascom Semed

Alunos da Escola Municipal Nosso Lar, localizada no bairro Ponta Grossa, terão seus trabalhos publicados em um livro. Os estudantes cursam o 5º ano do Ensino Fundamental e foram estimulados a produzir poesias pela professora da unidade de ensino, Marilda Maria Lima.

De acordo com a professora, o trabalho teve início em 2018 durante o Projeto Minha Maceió.“Começamos mostrando o gênero poema, o que era o poema, o que era um verso e o que era uma estrofe. Após essa etapa, propusemos um concurso de poemas, no qual para concorrer eles deveriam escrever um texto falando sobre a cidade de Maceió”, detalhou Marilda.

Os poemas dos alunos do 5º ano ganharão edição em 2019. Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed

Para o aluno José Alberto, a experiência com a poesia foi positiva, mesmo que de início tenha parecido um desafio. “No início não tive interesse, mas depois que a tia foi incentivando surgiu a inspiração para escrever o poema e colocar no livro. O que eu mais gostei foi a união, passamos a trocar ideias e discutíamos sobre os poemas dos colegas”, contou um dos autores do livro, o estudante José Alberto Nascimento, de 11 anos.

O aluno José Alberto Nascimento, de 11 anos, é um dos finalistas da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OBLP). Foto: Nathaly Correia / Ascom Semed

A professora relata como surgiu a ideia de publicar um livro com a produção dos estudantes. ” Após os jurados gostarem da produção, levamos os poemas a um evento em que estava presente a secretária municipal de Educação,  a professora Ana Dayse Dorea, e ela apoiou a ideia da publicação do livro. Existe a possibilidade do livro ser lançado na Bienal e as crianças estão muito felizes”, disse a professora.

Os autores na biblioteca da Escola com a professora Marinilda Lima, responsável pelo projeto. Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed

Os poemas já estão alcançando espaços fora da cidade. Com base nas boas críticas, a professora Marilda escreveu as produções da turma na 6ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP), que tem como tema “O Lugar onde vivo”.

Um dos estudantes da escola, o menino José Alberto Nascimento, já foi selecionado para a etapa estadual da competição. “O texto dele fala sobre as belezas de Maceió e foi selecionado para a etapa escolar, pela etapa municipal, e agora está na etapa estadual. Caso também seja classificado, o Alberto será semifinalista nacional, concorrendo com estudantes de todo o Brasil na Olimpíada de Língua Portuguesa”, comemorou a professora Marilda.

Turam do 5º Ano A participou de todas as etapas do livro de poesias. Foto: Nathaly Correia/Ascom Semed

“Nós aprendemos que os títulos dos poemas têm que chamar atenção para o texto, que uma palavra precisa rimar com a outra e sabemos o que é um versinho e uma estrofe, por exemplo”, disse a aluna Samaely da Silva Tenório, uma das estudantes e autoras do livro.

Poesias estão sendo expostas nas paredes da biblioteca da Escola Municipal Nosso Lar. Foto: Nathaly Correia / Ascom Semed

Nathaly Correia / estagiária (Ascom Semed)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *