17 de outubro de 2019

Com ministro, prefeito Rui Palmeira participa de lançamento do Programa Município Cidadão em Brasília

Osmar Terra, ministro da Cidadania, explicou a dinâmica do programa. Foto: Marco Antônio/SECOM Maceió

Para fortalecer ações de cultura, desenvolvimento social e esporte nas cidades brasileiras, o Governo Federal criou o programa Município Mais Cidadão. Em Alagoas, o lançamento aconteceu nesta quinta-feira (17), na Casa da Indústria, e contou com a participação do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e do prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Como explicou o ministro, o objetivo do Governo Federal é mudar a realidade de vulnerabilidade social nas cidades. “O Município Mais Cidadão é a junção de várias atividades que os municípios já fazem e que são ações que elevam o patamar da cidadania e que melhoram a qualidade de vida do cidadão. Através da promoção de festivais de música, de dança, e de audiovisual; de olimpíadas municipais e de tantas ações para geração de emprego e renda”, comentou.

Terra ainda pontuou que a intenção é que o programa seja um reforço para as ações já praticadas nas cidades. “É um grande esforço que envolve os três eixos do Ministério: Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social atuando juntos no município para fortalecer o conceito e a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

Para o prefeito Rui Palmeira, parcerias que ajudem os municípios são sempre bem-vindas. Foto: Marco Antônio/SECOM Maceió

Em Maceió, a Prefeitura conta com programas que unem educação, cultura, esporte e lazer, como os Pontos de Cultura. Nesse sentido, o prefeito Rui Palmeira acredita que parcerias como o Município Mais Cidadão são fundamentais para a ampliação dos serviços. “Todo apoio é bem-vindo para realizar essas ações, visto que 100% dos municípios alagoanos têm dificuldade financeira. Após pagar a folha salarial, não sobra quase nada para os serviços nas áreas sociais. Então, é muito importante esse apoio do Ministério”, disse.

O programa é inédito e será realizado por meio de parcerias com as prefeituras e o Sistema S e, de acordo com o ministro, todos os 102 municípios alagoanos podem participar. Entretanto, haverá um apoio especial àqueles que mais necessitam de estrutura. Os municípios serão separados por população e haverá premiação para os que mais avançarem nas áreas atendidas. A premiação, que ocorrerá anualmente,  será em recursos repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também com um troféu dado pelo Governo Federal, que poderá ser de ouro, prata ou bronze, conforme o desempenho do município.

Lançamento do Programa Município Mais Cidadão reuniu autoridades e técnicos da área. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Também participaram do evento os secretários especiais do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, do Desenvolvimento Social; Ricardo Braga, da Cultura, e Marco Aurélio Araújo, adjunto do Esporte. Também estiveram presentes o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra; os deputados federais Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões; os deputados estaduais Cabo Bebeto e Ângela Garrote e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley.

Sarah Mendes / Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *