17 de julho de 2019

Porque investir em autopeças e acessórios automotivos é uma boa ideia

Já são quase 2 milhões de veículos emplacados no ano de 2019, segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, e com uma frota real estimada em quase 70 milhões de veículos, segundo dados do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o mercado automotivo no país oferece oportunidades para quem estiver disposto a investir.

Uma frota desse tamanho precisa de manutenção; uma rede estruturada de oficinas não é nada se não houver quem forneça as peças para reparos e, segundo levantamento por Região, Estado e Cidades do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de mercado, o setor varejista de autopeças conta com mais de 186 mil negócios.

“Mesmo com certa estagnação no comércio de veículos, quem vende autopeças e acessórios automotivos tem uma longevidade no mercado, porque é uma necessidade de quem quer manter seu veículo em dia e valorizado, inclusive para utilizá-lo em aplicativos de transporte”, diz o CEO doEmpresômetro, Otávio Amaral.

Para uma frota tão grande, o número de empresas que investem em autopeças parece pequeno, “é um setor que pode crescer, havendo planejamento e tempo certos, o empresário pode ver seu negócio perpetuar por um bom tempo”, esclarece Amaral.

Com previsão de crescimento das vendas de veículos automotores até o final do ano, a expectativa é que a demanda por autopeças e acessórios seja maior, “é uma relação bastante clara, quanto maior o número de veículos nas ruas, maior é a procura por peças de reposição”, afirma o CEO.

ACESSÓRIOS SÃO BOM INVESTIMENTO

Com a evolução tecnológica, quebra de fronteiras com a globalização e a facilidade encontrada na internet, não há quem não busque acessórios para carros de passeio, caminhões e outros veículos automotores.

“Com a grande oferta, o mercado de acessórios automotivos teve um crescimento exponencial nos últimos anos; são eletrônicos, estéticos e muitos outros itens que tornam os veículos únicos, esse é o apelo nesse comércio”, diz o empresário.

Com a adoção de mercados virtuais, lojas especializadas em acessórios foram ganhando espaço e chamaram a atenção de grandes fornecedores. “Vemos montadoras colocando seus produtos para vender em marketplaces por toda a internet, e é uma tendência mundial”, diz Amaral.

CENÁRIO NACIONAL

Sudeste brasileiro concentra a maior população, produção e, por consequência, o consumo chegando a ter 46% de todas as empresas que comercializam peças e acessórios automotivos. São 85.888 negócios na região, com a cidade de São Paulo tendo destaque, com mais de 12 mil unidades.

Região Sul conta com pouco mais de 35 mil empresas voltadas ao comércio de autopeças, e o destaque é a cidade de Curitiba, com 2,5 mil negócios.

Fortaleza, na Região Nordeste, é a cidade com maior número de autopeças, são 1.954 unidades, Salvador tem 1.488. A região é responsável por 19,4% do total de empresas do setor.

Na cidade de Manaus são 928 empreendimentos voltados a vender autopeças, quase 10% do total da região, que conta com 9.966 negócios, explicado pela geografia local e tamanho da população: são 18 milhões de habitantes em comparação com Sudeste do Brasil, que tem mais de 87 milhões.

Veja abaixo os números por Estado:

CNAE 4530-7/03 | VAREJO DE PEÇAS E ACESSÓRIOS NOVOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES
SÃO PAULO           53.809
MINAS GERAIS           18.502
PARANÁ           15.162
RIO GRANDE DO SUL           13.096
BAHIA           10.691
RIO DE JANEIRO           10.568
GOIÁS             8.403
SANTA CATARINA             7.571
PERNAMBUCO             5.808
CEARÁ             5.210
MATO GROSSO             4.658
PARÁ             4.594
MARANHÃO             3.804
MATO GROSSO DO SUL             3.202
ESPÍRITO SANTO             3.009
PARAÍBA             2.921
RIO GRANDE DO NORTE             2.898
DISTRITO FEDERAL             2.449
PIAUÍ             2.037
ALAGOAS             1.754
RONDÔNIA             1.594
TOCANTINS             1.530
AMAZONAS             1.276
SERGIPE                 991
ACRE                 385
AMAPÁ                 333
RORAIMA                 254

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                                                 

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo sitewww.empresometro.com.br.

Fonte: Descomplica Agência de Mídias

Um Comentário em “Porque investir em autopeças e acessórios automotivos é uma boa ideia

meirilandia
21 de agosto de 2019 em 12:23

Na área de radiadores vocês trabalha?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *