6 de junho de 2019

Em Porto Calvo, Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação é reconstruída

Vice-governador Luciano Barbosa visitou escola nesa terça-feira (4)

Vice-governador Luciano Barbosa visitou escola nesa terça-feira (4)

 

Após 17 anos de espera, a Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, recebe os primeiros reparos de uma renovação tão aguardada. Nessa terça-feira (4), o governador em exercício, Luciano Barbosa, visitou a unidade de ensino para analisar o andamento da reconstrução e observar quais as necessidades que a escola apresenta. A visita contou também com a presença do prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa e da gerente da 10aGerência Regional de Educação (Gere), Fabiana Verçosa.

Uma das mais tradicionais instituições de ensino de Porto Calvo, a unidade completou 53 anos na última sexta-feira (31). A escola conta com laboratório de robótica, informática, ciências, salas para o grêmio, jogos e uma para a prática de judô e capoeira além de biblioteca e auditório.

Vice-governador Luciano Barbosa visita escola (Foto: Milton Guedes)

No local, Barbosa elencou as prioridades de uma reforma em ambiente estudantil. “Salas de aula, banheiros, refeitório e cozinha são os locais mais importantes e prioritários em uma renovação”, pontuou. Este último, a cozinha, além de ter sido reformada como os anteriores, teve seu tamanho duplicado.

Ele aproveitou a ocasião para anunciar novidades.“As etapas mais importantes da reforma já foram realizadas. Os alunos estão com salas climatizadas, a cozinha e o refeitório prontos. O próximo passo é a licitação da construção da quadra, onde os meninos poderão praticar diferentes esportes”, disse.

Expectativa – A diretora-geral da unidade, Edcleia Ataide, contou que, atualmente, a escola atende 128 alunos do Ensino Médio no período Integral e, aproximadamente, 150 estudantes da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno. Segundo a gestora, a quantidade de salas que compõem a unidade auxilia as adaptações necessárias durante o período.

Edcleia Ataide comemora a reforma e espera que ela se torne um atrativo para novos estudantes (Foto: Milton Guedes)

“Esperávamos essa reforma há tanto tempo e, quando ela veio, chegou trazendo uma nova expectativa para nós. A escola estava muito deteriorada, então a reforma já deu uma alavancada no nosso estímulo, estamos conseguindo acomodar os alunos de forma confortável”, relatou a diretora.

Wanatan Gomes, da 1ª série, já chegou na unidade durante o período de renovação. Ele conta que os alunos veteranos lhe relatavam os problemas estruturais da escola. “Essa parte que já está pronta ficou muito bacana. Gosto muito de estudar aqui. Quero concluir meus estudos aqui e, quem sabe, voltar como professor”, contou.

Vicktor Bezerra frequentava a unidade quando sua vó ainda trabalhava lá (Foto: Milton Guedes)

Já Vicktor Bezerra sempre frequentou a Nossa Senhora da Apresentação, pois acompanhava a avó, que trabalhou na unidade por 42 anos. “A reforma está nos dando mais conforto para passar o dia aqui, por conta do Ensino Integral, que é muito proveitoso para nós. Como a escola é grande, podemos estudar em um lado, enquanto, no outro, a reforma acontece, sem nos atrapalhar muito”, falou o estudante.

Ana Carolina Lima/Ascom Seduc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *