26 de maio de 2019

Instituto Êxito de Empreendedorismo é lançado com presença de grandes empreendedores

Entidade visa despertar o espírito empreendedor nos jovens carentes, principalmente os da rede pública de ensino

O Instituto Latino-Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável – Instituto Êxito de Empreendedorismo teve sua cerimônia de lançamento realizada na noite de quarta-feira (22), em São Paulo. A entidade foi fundada por 34 empreendedores visionários e hoje já conta com mais de 100 associados, todos em prol de um objetivo central: fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias.

Por acreditar que os empreendedores brasileiros podem contribuir com a troca de conhecimento e experiências para que os jovens, especialmente os carentes e de escolas públicas, se desenvolvam e descubram o “dom” empreendedor que existe neles, o Instituto Êxito foi criado com a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos, melhorando, assim, a realidade e a comunidade na qual vive. Seus pilares, de cunho totalmente social, são pautados na trabalhabilidade, geração de riquezas, renda e empregos com investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes carentes e profissionais que tenham o interesse em se qualificar e empreender. “Nós estamos engajados em contribuir para a transformação social que o Brasil precisa. Os jovens potenciais empreendedores, principalmente os carentes, estão no eixo central dos projetos”, explicou o presidente do Instituto e controlador do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Instituto Êxito grandes nomes do empreendedorismo nacional, Alberto Júnior, fundador do Grupo Life Brasil; Antônio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional; Cândido Pinheiro Júnior, vice-presidente do Hapvida; Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Fábio Coelho, presidente do Google Brasil; Fernando Seabra, diretor da Fiesp; Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel; João Appolinário, fundador da Polishop; João Kepler, empreendedor e investidor-anjo; José Olympio Pereira, presidente do Banco Credit Suisse no Brasil; Marcelo Chucre, fundador e presidente da Linha Direta; Rafael Furlanetti, sócio diretor Institucional da XP Investimentos; entre outros grandes nomes do empreendedorismo.

O Instituto foi idealizado para despertar o dom empreendedor que existe em cada um, por meio da identificação de habilidades e competências que são necessárias para o seu desenvolvimento pleno. “É um prazer fazer parte deste grande projeto, de cunho social, e poder contribuir com o fomento e a capacitação para o empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável, em mais de mil instituições de ensino em todo o Brasil! Esse trabalho já nasce com grandes parcerias capazes de ajudar esses talentos a serem vistos e prosperarem”, destaca o fundador e presidente da Polishop, João Appolinário. A iniciativa disponibiliza aos jovens carentes uma ampla plataforma que conterá cursos on-line, com o objetivo de ajudar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante e visando despertar a trabalhabilidade. “Com o uso de diversas soluções tecnológicas desenvolvidas para o Instituto, seremos capazes de alcançar o maior número de pessoas possíveis, gerando mais transformação e desenvolvimento para uma sociedade empreendedora e sustentável”, pontuou o Diretor da Startup Ecosystem da Fiesp e presidente do Conselho Consultivo do Instituto, Fernando Seabra.

Parceria

A cerimônia de lançamento do Instituto Êxito contou com a assinatura do primeiro convênio da entidade, celebrado com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O termo de cooperação visa desenvolver e estimular o empreendedorismo nas instituições de educação superior associadas à ABMES. “A parceria com o Instituto Êxito vai oportunizar, para os nossos associados, iniciativas inovadoras para estimular a educação empreendedora em suas IES, preparando melhor os estudantes para o mundo dos negócios”, garantiu o presidente da ABMES, Celso Niskier.

Investimento e incentivo

Além da plataforma de cursos on-line, o Instituto atuará com incentivo e investimento aos projetos e empreendedores participantes, em várias frentes. O Fundo de Investimento, cujos recursos captados junto aos sócios fundadores e contribuintes, possibilitará aportes financeiros em ideias e startups de empreendedores que se beneficiarem em qualquer atividade do Instituto. O microcrédito do empreendedorismo com juros sociais fornecerá o apoio financeiro essencial no desenvolvimento dos projetos, para dar tranquilidade e suporte na criação e implementação dos mesmos.

Haverá, ainda, outras iniciativas, como a Aceleradora de Startups, que funcionará como uma incubadora para acelerar pessoas e empreendimentos; a Biblioteca do Empreendedor, que reunirá uma série de livros com o selo do Instituto Êxito; a Revista Empreenda com Êxito, para disseminar a cultura empreendedora; o Game Trilha do Empreendedor, que vai conduzir os jovens empreendedores em como empreender com sucesso e terá pílulas de aprendizagem e um torneio nacional de empreendedorismo usando o game digital; o “Bate-papo com o Mestre Empreendedor”, que ocorrerá mensalmente no auditório do Instituto Êxito com transmissão on-line pela TV Êxito e reunirá a cada edição um empreendedor de trajetória bem-sucedida para falar sobre as experiências do seu negócio; além do Prêmio Êxito do Empreendedorismo Latino-Americano, que irá auxiliar no fomento do espírito empreendedor no Brasil e na América Latina.

Os detalhes para se tornar um sócio colaborador do Instituto ou um beneficiário dos serviços podem ser conferidos no site www.institutoexito.com.br.

Fonte: Asssessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *