5 de abril de 2019

Prefeitura de Arapiraca buscará novos recursos para melhorar produção e mercado de hortaliças

Valorizar o homem do campo, melhorar as técnicas para produção, incentivar o mercado de hortaliças. Essas são algumas das prioridades da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito Rogério Teófilo se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Maurício, a superintendente de Agricultura, Fabiana Fontes, e demais técnicos da pasta para alinhar a busca de recursos financeiros para novas técnicas que buscam melhorar o setor de hortaliças e a produção de verduras para o Cinturão Verde do município.

Na ocasião, foram discutidas três técnicas: a da construção de uma unidade de processamento minima de hortaliças na região do Bálsamo, máquinas para cortes especiais e a aquisição de um kit de inovação e tecnologia para a produção de hortaliças sustentáveis, assim como a técnica do “mulching”, que consiste em um filme plástico de espessura fina e baixo custo, que protege o solo e o sistema radicular das plantas, utilizado para fazer o revestimento da área de plantio, ou seja, são protegidas as linhas de plantio da produção ou os canteiros.

A utilização do mulching agrícola de solo é uma técnica que envolve a cobertura deste para proteger o cultivo e promover melhores resultados nas lavouras, reduzindo também a incidência de pragas e os custos da produção. Entre as suas finalidades, é indicada para horticultores que querem prevenir ervas daninhas, controlar a umidade e a temperatura do solo, evitar danos ocasionados por agentes climáticos e evitar o contato direto dos frutos com o solo.

“Solicitamos ao prefeito a captação de verbas para a compra de novos aparelhos que beneficiem a produção sustentável de hortaliças a agricultores que trabalham com essa cultura na região do cinturão verde de Arapiraca, atendidos pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria”, destacou a superintendente da Agricultura.

Alguns produtores do município já recebem o apoio da Prefeitura e já foram apresentados alguns modelos de experiências exitosas na área agrícola.

Fonte: Ascom Arapiraca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *