15 de abril de 2019

Belo Monte realiza sua VII Conferência Municipal de Saúde

A VII Conferência Municipal de Saúde foi realizada com sucesso na manhã desta segunda-feira, 15. O evento aconteceu no clube municipal e contou com a presença do prefeito Val Santana, da vice-prefeita e secretária de  Saúde, Márcia Melo e dezenas de funcionários da pasta, além de um grande número de populares. A assistente social Catarina Quixabeira, da Secretaria Estadual de Saúde, foi a escolhida para coordenar os trabalhos da conferência e ministrar a palestra principal.

As Conferências Municipais de Saúde são vistas como uma prévia para a Conferência Estadual e, por conseguinte, para a Nacional, que acontecerá em agosto, na capital federal e tem como pauta, “Democracia e Saúde”. Assim como em todos os municípios do país, foram debatidos hoje os três eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional de Saúde.

Eixo-1 Saúde como direito;

Eixo-2 Consolidação dos princípios do SUS;

Eixo- 3 Financiamento adequado e suficiente para o SUS;

Segundo Catarina Quixabeira, as etapas municipais tem por objetivo envolver amplamente a população e garantir que a participação de integrantes de movimentos sociais como também representantes de segmentos sociais historicamente excluídos, com pouca capacidade de organização e em situação de exclusão ou vulnerabilidade.

“As Conferências Municipais de Saúde são espaços de participação popular, onde o cidadão pode indicar idéias e propostas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde, (SUS), em todas as esferas governamentais. Elas devem ser de participação aberta, e respeitar a paridade quanto a eleição de seus delegados”, disse Quixabeira.

Após os debates, as melhores propostas foram escolhidas e serão encaminhadas para o plenário da conferência em Maceió. Também foi realizado a eleição dos delegados e delegadas que defenderão nossas proposta e avaliarão as dos outros municípios na conferência estadual.

Foram escolhidos de forma democrática os seguintes delegados:

Governo: Márcia Melo

Trabalhador: Tauanna Átila

Usuários: Elizeu Romão e Suzanclei Santana.

Ascom Belo Monte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *