14 de março de 2019

Assistência Social atende mulheres durante Feira de Serviços

Neste mês de março, em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem realizando diversas ações para conscientizar e valorizar o público feminino. Na manhã desta quinta-feira (14), a Semas prestou atendimento durante a Feira de Serviços, realizada pela Prefeitura de Maceió, que ocorreu na Praça da Faculdade.

Os serviços oferecidos pela Secretaria contemplaram a realização de encaminhamentos para que as mulheres em situação de vulnerabilidade social pudessem se inserir no Cadastro Único (CadÚnico) e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e consultas individuais com a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Poço, Rafaela Ambrósio, para explicar às mulheres como elas podem identificar e denunciar casos de abuso; e um espaço de conversa sobre o empreendedorismo feminino.

Segundo Ana Cláudia, de 32 anos, que participou da feira e aproveitou os serviços oferecidos pela Semas, o evento foi importante, pois ela não precisou sair da sua comunidade para obter informações e ter acesso ao CadÚnico. Ainda de acordo com ela, a ida ao local também resultou em um incentivo para que ela começasse a investir no próprio negócio.

“Fazia tempo que eu precisava de um encaminhamento para o Cadastro Único e não conseguia por ter dificuldades para me locomover. A Feira é importante porque nos traz pra perto dos serviços, fora que nos oferece muitas informações. Hoje mesmo eu também já conversei com a mesa de empreendedorismo e pretendo começar a vender meus brigadeiros”, disse ela.

A Semas prestou atendimento a mulheres. Foto: Ascom Semas“Além dos encaminhamentos para os serviços assistenciais, a feira teve um resultado muito bom e significativo de usuários que buscaram aprender e saber sobre as questões relativas à saúde, autonomia e, principalmente, violência contra a mulher”, explicou a coordenadora dos Direitos das Mulheres da Semas, Daniela Lamenha

Além da Semas, a Feira também contou com a presença e com os serviços das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Desenvolvimento Sustentável (Semds), Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e do Procon Maceió.

Continuando as atividades do Mês da Mulher, nesta sexta-feira (15), acontecerá o Seminário “Mulher Idosa no Processo de Envelhecimento”. O evento tem o objetivo de levantar questões relativas ao protagonismo da mulher idosa no ambiente familiar e econômico para alertar e conscientizar a sociedade para este processo. A palestra magna será ministrada pelo diretor do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem Rezende. O evento será realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado no bairro do Farol, de 8h às 14h.

Lisa Gabriela (estagiária)/ Ascom Semas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *