8 de maio de 2016

TJ promove curso sobre interpretação da ISO 9001

b1b703c5bc525ae1a75a48446c49465bAssessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), através do projeto-piloto Escritório de Qualidade, realizará, nos dias 9 e 10 de maio, das 8h às 12h e das 14 até as 17h, um treinamento de interpretação da norma ISO 9001. A qualificação abre o calendário de atividades a ser desenvolvido pelo escritório no ano de 2016.

O projeto, que está em processo de implantação na APMP, tem como objetivo padronizar os procedimentos e fluxos existentes nos departamentos e unidades judiciárias a fim de otimizar os trabalhos e receber a certificação ISO 9001 até dezembro deste ano.

O conteúdo do curso será apresentado pelos consultores Romeu Coutinho e João Marcos, representantes da empresa de consultoria RS2, empresa contratada prestará consultoria ao Tribunal até dezembro de 2016, mês previsto para receber a certificação e em seguida, o Escritório de Qualidade será conduzido por servidores capacitados da APMP.

As aulas serão ministradas na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), localizada na Rua Cônego Machado, no bairro do Farol, em Maceió. O escritório contemplará os seguintes setores do Tribunal: Diretoria Adjunta de Administração (Darad), Departamento Central de Aquisições (DCA), Diretoria de Gestão de Pessoas, Subdireção e a própria APMP, que é onde o Escritório vai funcionar. Quatro Varas, sendo uma da Fazenda Pública, uma Residual, uma de Família e Sucessões e uma Criminal, também serão atendidos.

Os setores e as unidades judiciárias foram escolhidas pela Presidência do TJ/AL com o Comitê de Gestão Estratégica, e já vinham desenvolvendo projetos de mapeamento de seus procedimentos.

ISO 9001

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) concebido para desenvolver e manter um portfólio de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho e se beneficiar com a implementação. O SGQ funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Bárbara Guimarães – Dicom TJ/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *